LOADING...

Jundiaqui

 Perfil falso que abalou eleição nos EUA usou foto de jundiaiense
14 de setembro de 2017

Perfil falso que abalou eleição nos EUA usou foto de jundiaiense

“The New York Times” esclareceu mistério com ajuda do site “G1”

Edu Cerioni

A vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos foi influenciada com o vazamento de e-mails que comprometeram a campanha de Hillary Clinton. Isso aconteceu ano passado e a partir de um perfil falso do facebook. Agora, descobriu-se que as fotos dessa postagem foram clonadas do perfil de um morador de Jundiaí.

Essa incrível história foi mostrada pelo jornal “The New York Times” no último dia 7, que revelou ser na verdade imagens de brasileiros que apareciam no perfil falso com o nome de Melvin Redick. O site “G1” trouxe a notícia e chegou até o vendedor Charles David Costacurta, aqui na cidade, nesta quarta-feira (13).

Charles se reconheceu e também sua filha nas fotos que o jornal americano traz e já tirou do ar o perfil (o JundiAqui optou por cobrir o rosto da menor, para preservá-la). Não conseguimos contato com Charles nesta quinta (14).

Entenda o caso

Segundo reportagem de Carlos Dias, no “G1“, Charles se disse assustado ao saber que suas fotos foram reproduzidas em um fake americano para divulgar conteúdo de militares russos e influenciar a eleição de 2016. Ao “G1”, ele disse: “Eu fui vítima. Só tenho rede social pela minha filha, familiares e amigos”. Charles não sabe como chegaram até ele entre os dois bilhões de usuários do face.

O perfil falso de Melvin Redick foi usado para divulgar um site criado pela inteligência militar russa e ali trazia e-mails hackeados do bilionário George Soros, financiador da campanha de Hillary.

 

Prev Post

“Beijaço no Paço” está marcado…

Next Post

Viagem ao passado de Jundiahy…

post-bars

Leave a Comment