Jundiaqui
Jundiaqui

Perfil falso que abalou eleição nos EUA usou foto de jundiaiense

Jundiaqui
14 de setembro de 2017
"The New York Times" esclareceu mistério com ajuda do site "G1"

Edu Cerioni

A vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos foi influenciada com o vazamento de e-mails que comprometeram a campanha de Hillary Clinton. Isso aconteceu ano passado e a partir de um perfil falso do facebook. Agora, descobriu-se que as fotos dessa postagem foram clonadas do perfil de um morador de Jundiaí.



Essa incrível história foi mostrada pelo jornal "The New York Times" no último dia 7, que revelou ser na verdade imagens de brasileiros que apareciam no perfil falso com o nome de Melvin Redick. O site "G1" trouxe a notícia e chegou até o vendedor Charles David Costacurta, aqui na cidade, nesta quarta-feira (13).

Charles se reconheceu e também sua filha nas fotos que o jornal americano traz e já tirou do ar o perfil (o JundiAqui optou por cobrir o rosto da menor, para preservá-la). Não conseguimos contato com Charles nesta quinta (14).



Entenda o caso

Segundo reportagem de Carlos Dias, no "G1", Charles se disse assustado ao saber que suas fotos foram reproduzidas em um fake americano para divulgar conteúdo de militares russos e influenciar a eleição de 2016. Ao "G1", ele disse: "Eu fui vítima. Só tenho rede social pela minha filha, familiares e amigos". Charles não sabe como chegaram até ele entre os dois bilhões de usuários do face.

O perfil falso de Melvin Redick foi usado para divulgar um site criado pela inteligência militar russa e ali trazia e-mails hackeados do bilionário George Soros, financiador da campanha de Hillary.

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Mario Gragnani acelerou o ritmo festeiro da cidade

Às vésperas de seus 81 anos, ele deu adeus nesta terça, para tristeza de uma infinidade de amigos

Tempo!

Por Nelson Manzatto

Refogado chega aos 25 anos com uma corte só de mulheres

Bloco mais tradicional de Jundiaí elegeu Corte do Jubileu de Prata com discurso contra a violência

Jundiaiense Bianca Bin vai pular para horário nobre

Atriz foi escalada para a novela de Walcir Carrasco que irá substituir “A Força do Querer” na TV Globo
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.