Diferença a mais de óbitos e suspeitos de Covid nos cartórios é de 103 para prefeitura
Jundiaí confirma 445 falecimentos e investiga mais 13; Portal da Transparência traz 561 ao todo
O número de óbitos ou mortes suspeitas por Covid-19 em Jundiaí é muito diferente nos dados dos cartórios de registro civil em comparação com a estatística oficial de mortalidade da prefeitura.
Segundo o Portal Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, onde são emitidas as certidões de óbito, de 16 de março a 10 de dezembro de 2020 (até as 13h), foram registrados os falecimentos de 561 pessoas por coronavírus aqui, com a observação que são casos confirmados e suspeitos. No mesmo período, o indicador divulgado diariamente pela administração pública aponta 445 vítimas fatais e 13 suspeitas à espera de resultado dos exames, ou seja, uma diferença a menos de 103 mortes.
A principal explicação para a diferença é que, nos cartórios, todas as declarações de óbito (DOs) preenchidas pelos médicos, ainda nos leitos dos hospitais, são contabilizadas como mortes por Covid-19, incluindo as que informam “confirmação de morte por coronavírus” e por “suspeita de coronavírus”. O sistema cartorial não faz distinção entre as categorias, somando tudo como Covid-19.
Depois de sair do cartório, a DO passa por processos de qualificação do óbito nas vigilâncias em saúde, onde será confirmado por diagnóstico epidemiológico e principalmente por exames, alguns deles pós-morte, se o paciente faleceu de coronavírus ou não. É neste ponto que casos suspeitos podem ser descartados e não aparecerem na estatística oficial da pandemia.