LOADING...

Jundiaqui

 Projeto da Etec de Jundiaí vence na categoria Engenharia da Febrace 2021
29 de março de 2021

Projeto da Etec de Jundiaí vence na categoria Engenharia da Febrace 2021

Rafaela Curcio coloca em destaque a Escola Técnica Estadual Benedito Storani

Já pensou como uma estação portátil de análise dos parâmetros químicos pode agilizar e melhorar o monitoramento da qualidade da água? Esse foi o desafio da estudante Rafaela Curcio ao desenvolver o trabalho Análise de Água Automatizada: Desenvolvimento de um Drone à Base de Microcontroladores, vencedor da categoria Engenharia da 19º Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). O projeto envolveu conhecimentos nas áreas de mecatrônica e química e foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, de Jundiaí.

Além do primeiro lugar em Engenharia, a estudante está entre os nove finalistas selecionados para participar da Feira Internacional de Ciências Regeneron ISEF, que ocorrerá entre os dias 16 e 21 de maio, em formato online.

A ideia da estação portátil ganhou ainda o prêmio Destaque Associação dos Engenheiros Politécnicos. Para o coorientador Ricardo Murilo de Paula, o resultado deve ser comemorado porque representa a quebra de vários paradigmas: “A ganhadora é uma mulher que estudou em escola pública e venceu na categoria Engenharia, com um projeto baseado em automação e mecatrônica”, afirma.

A Febrace aconteceu pela segunda vez de forma virtual para atender as normas de segurança e de isolamento para o controle da pandemia. Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desde 2002, a edição de 2021 contou com mais de 4 mil estudantes, que estiveram sob a orientação de 482 professores, de 296 escolas de todo país, sendo que cerca de 70% destas unidades representavam a rede pública.

 

Prev Post

Jundiaí vacinou só 2,88% de…

Next Post

Seis vítimas pela Covid-19, entre…

post-bars

Leave a Comment