
Borboletas e flor cogumelo da Serra do Japi no “Globo Repórter”
Programa da Globo percorre ainda as trilhas do Legado das Águas, Bofete e Botucatu
Cachoeiras que descem por paredões gigantes e desaparecem na mata, um cerrado com mais de 300 espécies de plantas e até um mini pantanal. O ‘”Globo Repórter” desta sexta-feira (17), faz uma viagem cheia de surpresas pelo interior do estado mais populoso do Brasil e mostra como São Paulo é rica em belezas naturais, incluindo ai a Serra do Japi, uma das 7 Maravilhas de Jundiaí.
Em destaque o centro de pesquisas sobre borboletas e a intrigante flor cogumelo, que produz um néctar que seduz morcegos e beija-flores. Ao instalar uma câmera no quintal de casa, um morador descobriu que onças pardas, jaguatiricas, macacos e algumas espécies de aves utilizam uma pequena fonte para tomar banho.
O programa apresenta ainda os cânions paulistas, paisagens que lembram o Sul do país, mas que estão em Itararé, a 300km da capital. Imensas paredes de pedras, esculpidas pela ação do tempo, que compõem uma paisagem única, com belas cachoeiras, rios e riachos.
A equipe percorreu as trilhas do “Legado das Águas”, uma área de mata atlântica onde, em plena época de secas, é possível encontrar água, por conta da preservação, e raríssimas antas albinas.
Na cidade de Bofete, montou acampamento ao pé das “Três Pedras” para tentar desvendar as misteriosas luzes que aparecem à noite e têm atraído turistas, curiosos e pesquisadores.
Em Botucatu, é possível observar um gigante adormecido, desenho formado por três montanhas, que esconde um tesouro: o “Aquífero Guarani”, uma das maiores reservas de água doce do planeta.
O “Globo Repórter” vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 17, logo após a novela ‘Império’.
Foto: Antonio Scarpinetti