A Festa da Uva “incentivada” em 2024
Aos 90 anos, a Festa da Uva de Jundiaí ganha uma grande novidade: foi inclusa na Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Assim, as empresas interessadas em participar e divulgar suas marcas em 2024 poderão destinar até 4% do valor que seria pago de Imposto de Renda.
Um encontro no Expressa na noite desta quarta-feira (10), cobertura exclusiva do JundiAqui, reuniu empresários de diferentes áreas com os organizadores da Festa da Uva para a apresentação dessa possibilidade de que o evento mais concorrido do nosso calendário anual seja incentivado.
Outro anúncio foi o da data de realização da festa que nasceu em 1934: começa em 11 de janeiro de 2024. Serão novamente quatro finais de semana, até 4 de fevereiro. Foi antecipada porque o Carnaval do ano que vem é a partir da sexta-feira 10 de fevereiro.

Quem fará a capitação de patrocínio da 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinho é a Shammah, agência de marketing de experiência que começou a parceria na realização da Corrida da Uva em 2022. Este ano, intermediou a participação de algumas empresas e agora, com a inclusão na conhecida Lei Rouanet, faz projeção de um grande crescimento de verba para a festa histórica daqui a oito meses. E com mais recursos, as ofertas ao público também prometem surpreender.
A CEO da Shammah, Fernanda Labatti, diz que o Governo Federal abriu em abril a nova lei e que a inclusão é só o começo, o primeiro passo de muitos. “Agora vem o trabalho maior que é o de trazer as empresas”. Interessado? O contato é o (11) 98983-8088.

Renê Tomasetto, presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, comemorou: “O produtor rural não consegue fazer propaganda sozinho de seus produtos e a Festa da Uva é nossa grande vitrine”. Para 2024 ele lembra que há ainda a excelente novidade que foi a conquista da Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada Jundiahy recentemente, resultado do trabalho dos últimos 14 anos. “O Sul tem seu Vinho da Serra, Minas o Queijo Canastra e nós a Uva Niagara Rosada Jundiahy, são raras as indicações geográficas e nós obtivemos”.

Eduardo Alvarez, gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, lembrou ser a Niagara Rosada a primeira variedade brasileira, mutação que ocorreu em 1933 e gerou a festa no ano seguinte. “Até os anos 80 era só aqui, mas hoje o Brasil todo produz essa uva, mas nós temos uma qualidade reconhecida como diferenciada. A Festa da Uva é grande impulsionadora dessa nossa marca de Terra da Uva. Com o incentivo fiscal, 2024 promete ser um sucesso ainda maior”.
Alvarez citou ainda outra conquista: a estreia do Curso de Viticultura e Enologia no segundo semestre na Etec Benedito Storani, nosso popular Colégio Agrícola.

A diretora de Turismo, Marcela Moro, usou números: 200 mil em 2019, 205 mil pessoas em 2020 e nos 13 dias de festa deste ano foram registrados 242 mil visitantes de mais de 250 cidades de todos os estados brasileiros e muitos estrangeiros, isso depois de dois anos parada por conta da pandemia. “Cresce o público, a importância e a exigência de fazermos sempre algo melhor, de trazer novidades”.
Tomasetto falou sobre essa importância para o agricultor: “Nosso grande objetivo é fixar o homem no campo e assim preservar a área rural que é de um-terço da cidade. Outra parte igual a essa é a da Serra do Japi e a outra a área urbana, cuja expansão esperamos que demore a acontecer. Jundiaí tem pequenas propriedades, coisa de 3 ou 4 hectares cada, e sem incentivo as famílias acabam abrindo mão de suas terras e, com isso, a qualidade de vida de todos é afetada. Não queremos isso aqui”.
Fernanda Labatti ainda apresentou dados de uma pesquisa feita com cerca de 28 mil visitantes e que aponta que 87,4% “certamente voltarão” e outros 12% “devem voltar”, algo a se comemorar muito. Foi feita com base nas respostas de um questionário proposto a quem escaneou o QR-Code na pulseira de acesso ao Parque da Uva. Tem números de hospedagem, gastos na festa e vários outros, todos dos mais animadores.
Na pergunta “Como soube da festa?”, a internet, caso do JundiAqui, só não é mais poderosa do que o boca a boca de parentes e amigos, superando TVs, rádios e jornais de longe. Só este ano, o JundiAqui publicou 32 reportagens e 3 mil fotografias da Festa da Uva – confira.
Para 1º de dezembro, o site já programa o lançamento do JundiAqui em Revista – Especial 90 Anos de Festa da Uva. O anunciante vai ajudar a contar essa história que marca a Terra da Uva e ainda homenagear o aniversário de Jundiaí em 14 de dezembro, além de poder oferecer ofertas de Natal.
Veja fotos do encontro no Expressa, em área ao lado de antigos trens, que contou com a distribuição do jornal Tutto È Festa, bilíngue português e italiano em comemoração à Festa Italiana, com serviço do Buffet Nadyr, com direito a fettuccine e pão que levam uva no molho ou recheio doce, além de Vinho Maziero e Chopp Germânia:



