LOADING...

Jundiaqui

 Festa da Uva: irresistível alegria jundiaiense desde 1934
8 de janeiro de 2023

Festa da Uva: irresistível alegria jundiaiense desde 1934

Mais de 100 mil pessoas curtiram a primeira edição; expectativa é de novo recorde de público em 2023,chegando a 300 mil

A primeira Festa da Uva de Jundiaí foi realizada em 1934 no Centro, utilizando-se das ruas no entorno do antigo Mercado Municipal e do Grupo Escolar Conde do Parnaíba. Foi um sucesso, atraindo cerca de 100 mil visitantes, a maioria vinda de São Paulo em trens.

Com o passar dos anos, ganhou um espaço especial, com a inauguração do Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari em 1953, lugar logo apelidado de Parque da Uva, localizado no bairro do Anhangabaú, em uma das entradas principais do município.

Foi ali que passaram em 2020 um total de 205 mil pessoas. E a expectativa é de novo recorde de público para essa 38ª edição, a partir de 12 de janeiro de 2023. Marcela Moro, diretora de Turismo de Jundiaí, anima-se por que serão quatro finais de semana ao invés dos três tradicionais, e assim chagar a 300 mil visitantes.

No antigo Mercado Municipal apenas a primeira edição da festa foi realizada. Em 1938, a comemoração passou para o Largo Santa Cruz (atual Praça da Bandeira) e, em 1947, para o Largo da Matriz (atual praça Governador Pedro de Toledo). Com a inauguração do Parque da Uva, todas as outras edições festas foram realizadas no Anhangabaú.

Jundiaí ficou apenas um período sem comemorar a Festa da Uva, entre os anos de 1938 e 1947, por conta da 2ª Guerra Mundial cujos frontes principais de batalha ficavam na Europa mas tinham reflexos negativos em todo o cenário geopolítico, econômico e cultural mundiais.

Nos primeiros anos da festa, a eleição da Corte da Uva era intrinsecamente ligada à atividade agrícola no município, de modo que rainha e princesas eram geralmente filhas de agricultores e moradoras de bairros rurais. Por conta do fenômeno da urbanização, essa tradição acabou dando espaço para que também as mulheres ligadas às atividades da cidade, e não só do campo, pudessem se candidatar.

Nos últimos anos, no entanto, por meio de seletivas nos bairros rurais, a Prefeitura de Jundiaí vem resgatando as tradições iniciais.

Com exceção da 7ª (1964/65) e 8ª (1966), todas as demais festas tiveram eleição para a Corte da Uva.

Desde 2013, além de Festa da Uva, este tradicional evento do calendário municipal passou a ser comemorado junto com a Expo Vinhos, que chega a sua edição de número 9 agora em 2023.

Veja fotos de 1934: Fotos: Arquivo Prefeitura de Jundiaí 

Prev Post

Lorena assume coroa de rainha…

Next Post

Lei Municipal do Dia da…

post-bars

Leave a Comment