Lô Borges emocionou Jundiaí em 2017
Por Edu Cerioni – “Ele foi embora de alma lavada e nós ficamos com lágrimas nos olhos de tanta emoção”.
Foi assim que escrevi no JundiAqui o resumo da passagem de Lô Borges por Jundiaí, em 4 de março de 2017, quando foi reverenciado por uma multidão como um dos nomes mais importantes da MPB. Algo que nos tocou e lhe tocou o coração, como disse ao final da apresentação.
Teve casa lotada para aplaudir e cantar junto com esse artista mineiro que faleceu aos 73 anos, em Belo Horizonte, na noite deste domingo de Finados 2025 – o 2 de novembro.
Junto com Milton Nascimento, Salomão Borges Filho, apelidado de Lô, criou o Clube da Esquina, mesmo nome do disco que aparece como o mais importante da história de nossa música.
Aqui trouxe o show “Lô & Banda Tour 2017” ao ginásio do Sesc Jundiaí. Um total de 17 canções, mais o bis. Começou com “Feira Moderna”, do parceiro Beto Guedes, canção que diz “Independência ou morte, descansa em berço forte, a paz na Terra, amém” – tão atual em tempos de Trump querendo dominar o mundo e o Brasil também.
Depois foi desfilando sucessos, entre eles “Sonho Real”, “Chuva na Montanha”, “Vento de Maio”, “O Trem Azul”, “Paisagem da Janela”, “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” e mais “Para Lennon e McCartney”, avisando que “Não precisam mais temer, não precisam da solidão, todo dia é dia de viver”. Foi LÔ Borges, fica sua obra.
No Sesc, ele também tocou duas vezes “Clube da Esquina nº 2”, inclusive no bis, “porque sonhos não envelhecem”.
Lô e seus parceiros fizeram gerações sonharem e ainda vão seguir tocando a alma de muitos. Sua obra é grandiosa em qualidade e quantidade – lançou disco de inéditas todos os anos desde 2019 e, até agosto passado, com “Céu de Giz”, junto com Zeca Baleiro – e ainda mais importante: é atemporal.

ADEUS
O site G1 informou que, segundo a assessoria de comunicação do hospital onde o cantor estava internado, a morte ocorreu na noite deste domingo às 20h50, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Lô Borges estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 17 de outubro. Ele foi hospitalizado devido a uma intoxicação por medicamentos e precisou de ventilação mecânica. No dia 25 de outubro, passou por uma traqueostomia.

