LOADING...

Jundiaqui

8 de agosto de 2018

E não é que até queijo a Serra do Japi dá?

Ele é produzido em uma fazenda de Cabreúva e combina técnicas suíças e alemãs às nacionais

A Fazenda Pé do Morro, de Cabreúva, ganhou destaque na 3ª edição do Festival Fartura, graças ao artesanal Queijo Serra do Japi. Ela produz queijos de leite de vacas Jersey e Pardo-Suíço que são criadas em meio a essa nossa grande muralha verde (a serra pertence também às cidades de Jundiaí, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus).

Uma das delícias é o Piá, um queijo de casca lavada e massa mole. Há ainda o Granito, Pingado e o Sol do Japi (pode ser apreciado com 3, 6 ou 9 meses de maturação, cada um deles com uma complexidade de aroma e sabor diferente). Também há o Lua da Serra, feito com leite pasteurizado e maturado em grelhas que permitem a circulação do ar, deixando-o com uma cobertura de mofo branco.

O mestre queijeiro é Érico Kolya, que aprendeu os segredos na Suíça e na Alemanha e combinou essas técnicas com as usadas por aqui em regiões como a da Canastra.

Falta tradição para São Paulo? É incomparável com a mineira, mas o festival comprovou que existem novidades… Doze produtores ofereceram cerca de 120 tipos de queijos e agora estão reunidos no Caminho do Queijo Artesanal Paulista. São produtos dos mais variados sabores, texturas e cores, também em diversas formas e à base de leite de vaca, búfala, cabra ou ovelha.

Essa rota passa por Cabreúva, Joanópolis, Amparo e outras cidades mais distantes de Jundiaí, como São José do Rio Pardo.

Foto: Divulgação

Prev Post

Sérgio Roveri escreve peça sobre…

Next Post

Fusca Clube, Paulista, coxinha de…

post-bars

Leave a Comment