LOADING...

Jundiaqui

 Militância contra charlatanismo dá “Prêmio Jabuti” ao jundiaiense Carlos Orsi
26 de novembro de 2021

Militância contra charlatanismo dá “Prêmio Jabuti” ao jundiaiense Carlos Orsi

Ele ganhou na categoria Ciência ao lado da microbiologista Natalia Pasternak

A posição firme em defesa da ciência e contra o charlatanismo durante a pandemia do novo coronavírus consagrou a dupla Carlos Orsi Marinho e Natalia Pasternak. Eles são ganhadores do “Prêmio Jabuti”, o Oscar da literatura brasileira, na categoria Ciência com o livro “Ciência no cotidiano: viva a razão. Abaixo a ignorância!”. É da Editora Contexto.

“Ciência no cotidiano: viva a razão. Abaixo a ignorância!” mostra que o cidadão que ignora fatos científicos básicos pode se tornar presa fácil de curandeiros e charlatões, gente que mente para os outros e, não raro, para si mesma.

O jundiaiense de 51 anos é editor-chefe da revista “Questão de Ciência”. Jornalista formado pela ECA-USP e autor de “Livro dos Milagres”, “Pura Picaretagem” e “Livro da Astrologia”. Foi repórter especial e colunista do “Jornal da Unicamp”, onde manteve a coluna “Telescópio”, e da revista “Galileu”, onde manteve a coluna “Olhar Cético”, tratando de pseudociências e da análise de temas polêmicos sob uma ótica científica. Ele iniciou sua carreira nos anos 90 em Jundiaí.

Natália é microbiologista com um PhD em genética bacteriana e pesquisadora associada da Universidade de São Paulo (USP), além de fundadora e atual presidente do Instituto Questão de Ciência. Ela ganhou muita evidência nos últimos dois anos por sempre estar orientando o brasileiro sobre o combate à Covid-19 nos canais de TV.

GRANDE PRÊMIO – “Sagatrissuinorana”, uma releitura mineira da fábula dos “Três Porquinhos”, aliando homenagem ao escritor Guimarães Rosa (1908-1967) e uma metáfora do rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho, foi escolhido como “O Livro do Ano no 63º Prêmio Jabuti”, entregue na noite desta quinta-feira (25), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O escritor Ignácio de Loyola Brandão foi o homenageado da noite.

Prev Post

Lucas Menóhgrafia ganha homenagem na…

Next Post

Pedro Gerum, de Jundiaí, ajuda…

post-bars

Leave a Comment