Jundiaqui
Jundiaqui

“Simulacron” leva arte fotográfica de João Borin à Pinacoteca

Jundiaqui
29 de outubro de 2018
Exposição fica em cartaz até dia 28 de novembro, com entrada gratuita

João Antonio Borin é mais conhecido em Jundiaí por conta de seu envolvimento com a história da cidade. Mas agora o artista plástico, gravador e curador de exposições mostra seu talento para a fotografia. A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe a partir desta quarta-feira (31), às 19 horas, a abertura da mostra "Simulacrum", que permanecerá aberta ao público até o dia 28 de novembro.

O descarte de manequins de vitrine em um depósito de ferro-velho em Jundiaí proporcionou o registro fotográfico dessas imagens que copõem "Simulacron".

"Corpos humanizados, de homem, de mulher, de criança, jogados numa carroceria baú, uns sobre outros, muitos encostados no espaço do deposito a céu aberto, corpos sem braços, braços sem mãos, pernas e cabeças sem corpo - a humanização desse material, sem vida, desperta no imaginário um sentimento de abandono, desespero, carinho, sensibilidade, erotismo, sensualidade e outras maneiras de leituras, um cenário que representa uma ruptura do que estamos acostumados a ver nas lojas de rua ou dos shopping centers, vestindo a última tendência da moda. Por isso espanta, mexe e provoca reflexões sobre o simulacro da figura humana representada pelos manequins, ao olhar do observador - hoje nos manequins, amanhã nos robôs humanoides."

Como fotógrafo, Borin conquistou o 2º lugar na categoria Colorido no Concurso de Fotografia da Ponte Torta, monumento histórico de Jundiaí, em 1981, e em 2012 inaugurou a exposição individual  “Quarta-feira de Cinzas”, com fotografias dos destroços dos carros alegóricos do Carnaval, na Galeria Glória Rocha (Centro das Artes hoje fechado) e no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Participou ainda da exposição coletiva de artes visuais “Jundiaí: Cidade vista e revista”, em 2014, no Solar do Barão, com a série de fotografias digitais com intervenções cromáticas.

Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Dias de chuva

Por Wagner Ligabó

Na Verace tem massa napolitana, molho com tomate italiano e recheios especiais

São duas cantinas comandadas por Geraldo Gilberto Silva, na rua Trenton e no Beco Fino

À procura da glória perdida

Por José Renato Nalini

Sexta tem Paula Toller em “Como Eu Quero”

Cantora cairoca vem ao teatro Polytheama
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.