Jundiaqui
Jundiaqui

“Simulacron” leva arte fotográfica de João Borin à Pinacoteca

Jundiaqui
29 de outubro de 2018
Exposição fica em cartaz até dia 28 de novembro, com entrada gratuita

João Antonio Borin é mais conhecido em Jundiaí por conta de seu envolvimento com a história da cidade. Mas agora o artista plástico, gravador e curador de exposições mostra seu talento para a fotografia. A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe a partir desta quarta-feira (31), às 19 horas, a abertura da mostra "Simulacrum", que permanecerá aberta ao público até o dia 28 de novembro.

O descarte de manequins de vitrine em um depósito de ferro-velho em Jundiaí proporcionou o registro fotográfico dessas imagens que copõem "Simulacron".

"Corpos humanizados, de homem, de mulher, de criança, jogados numa carroceria baú, uns sobre outros, muitos encostados no espaço do deposito a céu aberto, corpos sem braços, braços sem mãos, pernas e cabeças sem corpo - a humanização desse material, sem vida, desperta no imaginário um sentimento de abandono, desespero, carinho, sensibilidade, erotismo, sensualidade e outras maneiras de leituras, um cenário que representa uma ruptura do que estamos acostumados a ver nas lojas de rua ou dos shopping centers, vestindo a última tendência da moda. Por isso espanta, mexe e provoca reflexões sobre o simulacro da figura humana representada pelos manequins, ao olhar do observador - hoje nos manequins, amanhã nos robôs humanoides."

Como fotógrafo, Borin conquistou o 2º lugar na categoria Colorido no Concurso de Fotografia da Ponte Torta, monumento histórico de Jundiaí, em 1981, e em 2012 inaugurou a exposição individual  “Quarta-feira de Cinzas”, com fotografias dos destroços dos carros alegóricos do Carnaval, na Galeria Glória Rocha (Centro das Artes hoje fechado) e no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa. Participou ainda da exposição coletiva de artes visuais “Jundiaí: Cidade vista e revista”, em 2014, no Solar do Barão, com a série de fotografias digitais com intervenções cromáticas.

Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Jundiaiense Nenê é novo reforço do São Paulo

Meia troca o Vasco pelo clube do Morumbi e fala em títulos com a camisa do time de coração

Gabinete de Leitura vira modelo fotográfico aos 110 anos

“De olho no Ruy” é a exposição que Adriana Zutini estreia nesta segunda-feira

Casa Independência deu lugar ao primeiro “arranha-céu”

Por Vivaldo José Breternitz, do blog Jundiahy Antiga

Táynna vai derrubando as adversidades com socos

Paraense que mora em Jundiaí é uma colecionadora de títulos amadores e agora vai se profissionalizar
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.