LOADING...

Jundiaqui

 Na Confraria Coopercica a paixão pelo vinho
24 de julho de 2023

Na Confraria Coopercica a paixão pelo vinho

A Confraria de Vinhos da Coopercica chegou a sua segunda edição ainda mais animada. Os brindes foram incontáveis, em noite de degustação de vinhos diversos e surpreendentes, alguns pouco comuns por aqui.

Os convidados apreciaram Flor de Castro, Putos, Duas Danças, Isla Negra, Família Petrini, Lucarelli, Yellow Trail e muitos outros, de sete importadoras, como a novata Euro Gourmet, e mais a nacional Miolo. E foi um sucesso, reunindo dezenas de cooperados nesta sexta-feira, 21 de julho. O que mais se ouviu é que já tinha batido saudade desse tipo de encontro – a primeira confraria foi em 2019, relembre.

A experimentação foi acompanhada de diferentes tipos de queijos, um mais gostoso do que outro da Tirolez e Vigor, de pães e embutidos como o presunto tipo alemão marinado no zimbre e folhas de louro da Frigor Hans, o mais concorrido de todos. Teve amendoins e castanhas cortesia Demarchi. Dos R$ 150,00 investidos, R$ 100,00 foram revertidos em compras de vinhos. E todos ganharam uma taça personalizada.

Edgard Espinheira Junior, coordenador de compras da Coopercica, diz que “quando você começa a entender e passa a harmonizar o vinho com os mais diferentes tipos de comida, pode ser até uma pizza, um churrasco, ou prato mais sofisticado de camarão, um mundo de deliciosas possibilidades se abre à sua frente”.

E foi um mundo mesmo, afinal se provou ali vinhos da Austrália ao Uruguai, da Argentina e Chile à França, passando por Portugal, indo à Itália e além. O encontro foi na Coopercica da Vila Rio Branco, mas esses vinhos que você vê nesta reportagem estão à venda também nas outras oito lojas.

Ana Luiza Borges Gomes, vice-presidente, diz que esse tipo de ação fortalece parcerias, cria oportunidades de novos negócios e, mais importante, faz um afago ao cooperado, razão de existir da cooperativa que comemora 54 anos de atividades em Jundiaí e região. “A pandemia já foi superada e mesmo sendo um ano de mudanças, complicado para a economia, estamos otimistas. Digo que 2023 é o ano do desafio e estamos sempre nos reinventando para superá-los”.

Ana Luiza brindou com Orlando Bueno Marciano, presidente do Conselho de Administração, e José Passarinho Longo, o Passarinho, do Conselho Operacional, que pegou a taça de vinho apenas para a foto porque sua preferência é mesmo pela água mineral São Lourenço. Os três ganharam de presente de agentes Sicredi do Paraná o livro “Adriana – Mulher Real, Coração do Mundo”.

Edgard diz que muitos cooperados são experts em vinhos e isso o obriga a sempre buscar novidades de qualidade indiscutível.

Me chamou a atenção o rótulo Putos, que Edgard explicou ser “de um vinho de pegada divertida”. O comediante Danilo Gentili é o responsável pela importação de Portugal, onde putos significa “garotos”.

Ele avalia que um novo encontro em novembro com espumantes, vinhos brancos e roses, frescos para o verão, vai ser outro sucesso. “Queremos fugir dos filtrados e fermentados”, avisa.

Veja mais fotos da 2ª Confraria de Vinhos Coopercica 2023:

Fotos: Edu Cerioni

Prev Post

Um olhar no 5º EncontrAfro

Next Post

Motociclistas: 5.000 litros de leite…

post-bars

Leave a Comment