LOADING...

Jundiaqui

 “A Volta ao Mundo em 80 dias”, de Carla Candiotto, estreia no Rio
4 de abril de 2022

“A Volta ao Mundo em 80 dias”, de Carla Candiotto, estreia no Rio

Jundiaiense fez para a Cia Solas de Vento adaptação da obra do escritor francês Júlio Verne

“A Volta ao Mundo em 80 Dias”, dirigido por Carla Candiotto, fica em cartaz no Rio de Janeiro até 1º de maio. De abril a junho de 2022, o CCBB RJ recebe a trilogia “Viagens Extraordinárias” com a Cia. Solas de Vento. Começa com “A Volta ao Mundo em 80 Dias“ e segue com “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, livres adaptações da obra do francês Júlio Verne (1828-1905).

Verne antecipou em suas obras futuristas e cheias de fantasia a invenção de várias tecnologias, como o submarino, a televisão, as naves espaciais e até o fax. Além disso, durante muito tempo ele foi considerado um dos escritores mais influentes e traduzidos do mundo todo.

“A Volta ao Mundo em 80 Dias” é composto por alternância de cenas cômicas e momentos imagéticos. Os dois atores manipulam peças de ferro, rodas e sucatas para construir os diversos lugares e transportes usados na viagem. A partir dessas peças aparecem barcos, trens, montanhas, carroça e até um elefante.

A encenação conta também com o uso de 3 câmeras de vídeo manipuladas ao vivo para captar e projetar no fundo do palco formas criadas com as sucatas, personagens e ilustrações dos lugares visitados. Uma das câmeras, pendurada no teto, permite revelar a movimentação dos atores deitados no chão para criar imagens inusitadas e trazer uma dimensão fantástica aos episódios da história.

A peça conta a extraordinária aventura de Mr. Fog, um lorde apaixonado por geografia e Passepartout, seu fiel criado francês. Tudo começa quando Mr. Fog descobre que, segundo seus cálculos, eles seriam capazes de dar uma volta completa pelo mundo em 80 dias. Assim, é dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias. Mas eles não contam com a presença do misterioso Mr. Fix, o vilão da viagem, que surge de forma inusitada para atrapalhar a dupla. Atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos, os dois aventureiros correm contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix.

Lançado em 2011, “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, o primeiro espetáculo infantil da companhia, foi sucesso de crítica e resultou no prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte 2011 de “Melhor Ator” (Bruno Rudolf) e “Melhor Direção” (Carla Candiotto) e no prêmio FEMSA 2011 de Teatro Infantil na categoria de Melhor Ator, além das indicações de Melhor Produção e Melhor Cenografia.

Foto: Divulgação

Prev Post

Lygia foi para o céu

Next Post

Primeira versão de “Pantanal” tinha…

post-bars

Leave a Comment