Jundiaqui
Jundiaqui

Charles Miller, pai do futebol, trabalhou na Santos-Jundiaí

Jundiaqui
31 de julho de 2019
Esse funcionário da São Paulo Railway Company é responsável por uma paixão nacional

Charles Miller nasceu dia 24 de novembro de 1874, no bairro do Brás, na cidade de São Paulo. É considerado o introdutor do futebol no Brasil.


Filho de pai britânico e mãe brasileira, foi levado para a Europa com nove anos para estudar e voltou ao Brasil com 20 anos, entusiasmado com o novo jogo praticado pelos ingleses.


Trouxe na mala duas bolas de futebol, uma bomba de ar para enchê-las, um par de chuteiras e um livro de regras do association football, que apresentou aos amigos do São Paulo Athletic Club.


Assim Charles Miller contou à Revista “O Cruzeiro”, em 1952, sobre o surgimento do futebol por aqui: “Numa tarde fria no outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputar uma partida de futebol. Aquele nome por si só era novidade, já que naquele tempo somente conheciam o críquete. As perguntas mais comuns eram: como é esse jogo? com que bola vamos jogar?”.


A primeira partida organizada por Miller, aconteceu na Várzea do Carmo em 14 de abril de 1895. Estiveram em campo britânicos que trabalhavam na Companhia de Gás, London Bank e São Paulo Railway. Sete anos depois, fez parte do time do São Paulo Athletic que conquistou o primeiro Campeonato Paulista da história no ano de 1902. Marcou os dois gols da decisão contra o Paulistano, que terminou 2 a 1. Voltou a conquistar o título em 1903 e 1904.


Encerrou a carreira em 1910 e tornou-se depois dirigente do clube, além de árbitro de futebol. Foi um funcionário da São Paulo Railway Company na Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a exemplo de seu pai, e vice-cônsul inglês no Brasil.


Os ferroviários também estão em outra história ligada ao nosso futebol, a da criação do Paulista Futebol Clube, em 1909, o primeiro time do Interior a disputar a primeira divisão, isso em 1926.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Bar do Dito, do famoso bolinho de carne, fecha por conta do coronavírus

Um aviso foi colocado na porta, sem previsão de reabertura

Vazio

Por Cláudia Bergamasco

Ieda Cruz canta Elis Regina no Sesão

Show com entrada gratuita é na noite de sexta-feira, cheio de sucessos que a ‘pimentinha’ imortalizou

O que foi essa mudança em nossas vidas?

Por Kelly Galbieri
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.