LOADING...

Jundiaqui

 Vinícola Saccomani se diferencia por cultivar a uva do tipo Catawba
29 de dezembro de 2019

Vinícola Saccomani se diferencia por cultivar a uva do tipo Catawba

José Eduardo Barbosa dos Santos mantém tradição iniciada pelo bisavô, com toque de modernidade

A Vinícula Saccomani, no Horto Florestal, vem ganhando equipamentos dos mais modernos para oferecer cada vez um vinho melhor. Um vinho que só ela produz em Jundiaí, por ser a única propriedade a cultivar a uva do tipo Catawba, uma das mais antigas variedades americanas no Brasil.

O proprietário, José Eduardo Barbosa dos Santos, lembra que seu bisavô italiano se estabeleceu em Jundiaí em 1886 e que a tradição é o ponto forte da vinícola, mas que ela não pode ficar parada no tempo. É por isso que montou um laboratório dos mais modernos para que de sua adega saiam bebidas com toque familiar que cumprem todas as exigências sanitárias. Além do vinho, ela produz espumante e suco de uva.

Dias atrás, a vinícola recebeu a visita do prefeito Luiz Fernando Machado (foto abaixo), acompanhado do gestor de Agronegócios, Eduardo Alvarez, e da diretora de Turismo, Marcela Moro, entre outros, onde aconteceu um debate de novas ações de incentivo ao Turismo Rural, que acaba de apontar Jundiaí como o melhor destino do Estado de São Paulo.

José Eduardo vem reunindo grupos de interessados na vitivinicultura no Estado para troca de experiências, em encontros normalmente à noite e sempre marcados por brindes com vinho e delícias preparadas em um fogão a lenha. Veja fotos de Edu Cerioni uma dessas reuniões: 

ORIGEM ITALIANA

Essa história começou em Génova, na Italia, onde se casaram Luize Saccomani e Pellegrina, que resolveram tentar melhor sorte no Brasil em 1885. Desembarcaram no Porto de Santos, trazendo consigo as mudas de uva. Vieram morar na Vila Arens, onde cultivaram a fruta até 1970, com a ajuda do filho Francisco.

Foi a neta Darcy quem levou o cultivo ao Horto Floresta, que segue firme e forte agora com a quarta geração dos Saccomani, nas mãos de José Eduardo. Ele é formado pelo Colégio Agrícola de Jundiaí, hoje Etec Benedito Storani, que também já trabalhou com mel (tanto que é apelidado de Zé do Mel) e também na criação de peixes no Tocantins.

Fica na Avenida Cia Paulista de Estrada de Ferro, 2.247, Horto Florestal. Contato: (11) 4807-2883.

Prev Post

Wiener fecha após 30 anos…

Next Post

Entrada ou principal?

post-bars

Leave a Comment