LOADING...

Jundiaqui

 30 anos atrás invenção de jundiaiense já facilitava a vida na cozinha
15 de março de 2019

30 anos atrás invenção de jundiaiense já facilitava a vida na cozinha

Arnaldo Rojek foi quem criou e patenteou a tampa abre-fácil, que a gente vê em copos de requeijão e outros

Corria o ano de 1989 e o industrial jundiaiense Arnaldo Rojek entrava para a história com uma ideia inovadora no mercado em que era pioneiro no país, o da fabricação em larga escala de embalagens metálicas para indústrias de conservas: a tampa abre-fácil, ainda hoje, depois de 30 anos do lançamento, uma grande aliada na cozinha.

Arnaldo criou um sistema de fechamento a alto vácuo para vidros e latas com abertura simples, dispensando o uso do abridor. Com a abre-fácil, basta retirar o lacre externo de plástico para desfazer o vácuo e soltar a tampa que tem um pequeno furo ao centro. Muitos produtores de requeijão, de molho de tomate, de geléias, por exemplo, usam esse sistema em seus copos de vidro com tampa metálica.

Arnaldo Rojek, já falecido, começou sua carreira profissional na Companhia Paulista de Estradas de Ferro, depois trabalhou na Cica e foi sócio da Laticínios Mococa e, na década de 1960, constituiu a Metalgráfica Rojek, em Cajamar, onde seus filhos mantêm a produção com cerca de 700 funcionários. A abre-fácil é patenteada.

O inventor, que dá nome a uma grande avenida em Cajamar, fez somente o curso primário e outro de desenhista mecânico, decisivo para suas atividades.

 

Prev Post

Devaneio

Next Post

Com 26 mil vagas, Feira…

post-bars

Leave a Comment