Jundiaqui
Jundiaqui

Auditor afastado do TCU por conta de dados falsos sobre covid a Bolsonaro mora em Jundiaí

Jundiaqui
9 de junho de 2021
Ele é carioca, veio para cá em 2015 e diz que seu pai é amigo do presidente

O ministro-corregedor do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, pediu nesta quarta-feira (9) à presidente do TCU, Ana Arraes, que determine que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, 41 anos. Ele é suspeito de envolvimento na elaboração de um documento, inserido no sistema do órgão no último domingo (6), que distorcia os dados do número de mortos pela Covid-19 no Brasil. O material vazado em seguida foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda (7). Alexandre nasceu no Rio de Janeiro e veio morar em Jundiaí há cerca de seis anos.

Dantas também pediu que o TCU abra um processo disciplinar contra o servidor e o afaste do cargo enquanto durarem as investigações. Se o pedido for acatado pela presidente do Tribunal, Silva Marques ficará impedido de entrar nas dependências do órgão e de acessar os sistemas de informática.

Alexandre já foi afastado do cargo de supervisor de um grupo de auditores responsável por ações de fiscalização e combate à corrupção para assuntos de Covid-19.

Alexandre afirmou que foi o próprio pai o responsável por repassar o documento ‘paralelo’ ao mandatário. O pai é militar e ganhou cargo neste governo na Petrobras. O dado está junto à confissão do servidor enviada à corregedoria do TCU, segundo informações do jornal "Folha de S.Paulo".

O auditor é amigo dos filhos do presidente e já foi convocado para prestar esclarecimentos à CPI da Covid no Senado. A convocação foi aprovada na manhã desta quarta.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Sertanejo Fernando bate carro na Bandeirantes e passa por hospital daqui

Parceiro de Sorocaba rodou por conta da pista molhada, mas já foi liberado

Algum dinheiro ajuda

Por José Renato Nalini

A temporada de Festeju em fotos

Confira o que rolou na cena amadora; profissionais sobem ao palco até domingo

Feliz 22

Leia a história de Andriws e Daiane, vencedora do concurso de Dia dos Namorados da ACE Jundiaí
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.