LOADING...

Jundiaqui

 Biografia de Benassi vem aí e ajuda Casa de Nazaré
25 de setembro de 2023

Biografia de Benassi vem aí e ajuda Casa de Nazaré

Um livro sobre a vocação de servir que transformou Jundiaí é a obra que mostra vida e carreira de André Benassi, 86 anos, prefeito por duas vezes que marcou a história.

A biografia “André Benassi – A política como missão” foi escrita por Ricardo Viveiros e será lançada dia 10 de outubro, às 18h30, em sessão de autógrafos no Espaço Dona Nice, Malota. Tem preço de R$ 65,00 e a receita integral da venda do livro será revertida à Casa de Nazaré.

André Benassi, filho de uma família de sitiantes e vendedores de frutas, cuja trajetória também é relatada na obra, foi advogado de sindicato, vereador e prefeito, deputado estadual e federal – sempre reeleito. Sua carreira política desenvolveu-se no MDB e, depois, PSDB, do qual foi um dos fundadores, ao lado de expoentes como Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, José Serra, Geraldo Alckmin, Franco Montoro e Afonso Arinos.

Ficha limpa, o biografado marcou época por suas posições sempre corajosas e em defesa dos legítimos interesses da sociedade. Transformou Jundiaí em suas gestões como prefeito, nos anos seguintes à ditadura militar por ele combatida. Com grandes investimentos em infraestrutura, como asfaltamento e iluminação de bairros inteiros, implantação de redes de água e esgoto, universalizando o saneamento básico e combatendo enchentes e epidemias tornou-se respeitado pela população. Fortaleceu a vocação rural do município, multiplicou o número de creches e escolas, criou numerosos empregos e atraiu investimentos e empresas.

Pelas mãos de Neide Benassi, sua saudosa esposa, a assistência social deixou de ser a simples entrega de agasalhos e cestas básicas para se tornar instrumento de mudança na vida dos cidadãos.

Formado em Direito, André Benassi sempre pautou sua vida pessoal e profissional, desde os tempos em que foi bancário, pelo propósito de ajudar o próximo, que aprendeu com seus pais, Ângela e João. O jornalista e escritor Ricardo Viveiros captou muito bem essa essência do caráter do biografado.

Na introdução da obra, Viveiros enfatiza: “Para André, política sempre foi uma forma de servir, tal qual outras profissões. Generoso e simples, nunca quis o monopólio (…). Quando prefeito, as portas do seu gabinete passavam o dia abertas. Recebia quem precisasse e articulava prefeitura e Jundiaí para criar soluções (…). O resgate feito neste livro é um sopro de esperança. Uma jornada que nos transporta para outro tempo. Não do passado, e sim um tempo possível, repleto de potencialidades, passível de ser concretizado, no qual a política é vocação humana, fundamentada pela honestidade e por uma esperança ativa, que se traduz em iniciativa e movimento”.

O autor – Ricardo Viveiros, 57 anos de jornalismo e 55 como escritor, é autor de mais de 50 livros, em distintos gêneros, e prefaciou numerosas obras. Alguns de seus livros estão em repetidas edições, bem como figuraram nas listas de mais vendidos no País. Com passagem por jornais, revistas, rádios, TVs e agências de notícias, no Brasil e no Exterior, atuou como repórter, editor, colunista, pauteiro, diretor de redação, comentarista, articulista e correspondente internacional. Lecionou por 25 anos em cursos superiores de graduação e MBA em Comunicação Social, em universidades públicas e privadas, além de proferir palestras no Brasil e em vários outros países. É ativista em diversas Ongs, notadamente em defesa da Educação, Cultura, Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Viveiros recebeu vários prêmios, como dois “Esso de Jornalismo” (em equipe), Medalha da ONU “Benjamin Hurtado Echeverria” como “Homem do Ano da Comunicação Impressa na América Latina”, “Antônio Bento” da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e foi duas vezes premiado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). É Doutor (stricto sensu) em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e articulista em grandes jornais e revistas, com destaque para a “Folha de S.Paulo”.

Como empreendedor, fundou em 1987 a Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A), uma das maiores empresas no ranking brasileiro do setor. Viveiros, dentre numerosas entidades das quais participa, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), da Academia Paulista de Educação (APE), da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e da União Brasileira de Escritores (UBE). “Como jornalista acompanhei a trajetória de André Benassi, como escritor aceitei o desafio de registrar para a História a vida desse homem público tão diferenciado e realizador pelo bem comum”, afirma Ricardo Viveiros.

SERVIÇO

Título: “André Benassi – A política como missão”.
Autor: Ricardo Viveiros.
Editora: Azulsol.
Número de páginas: 192.
Preço de capa: R$ 65,00.
Sessão de autógrafos: 10 de outubro de 2023, às 18h30. Espaço Dona Nice. Avenida Comendador Gumercindo Barranqueiros, 2.000, Jundiaí (SP).
Observação: A renda será revertida à Casa de Nazaré, entidade filantrópica do município, dedicada a prestar amparo, assistência e proteção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio de acolhimento institucional.

Prev Post

Com os escritores no Expressa

Next Post

Ex-Conde se reencontram após 43…

post-bars

Leave a Comment