LOADING...

Jundiaqui

 Capivaras do rio Jundiaí
2 de dezembro de 2021

Capivaras do rio Jundiaí

Edu Cerioni traz o flagrante do descanso de um casal desse gigante roedor

Dependentes de coleções hídricas, as capivaras refugiam-se em locais que possuem água e são constantes as ocorrências nos últimos anos ao longo do rio Jundiaí, onde foram flagradas em pleno descanso neste começo de dezembro de 2021.

A capivara é um animal mamífero que vive em grupos. Destaca-se por possuir corpo robusto, musculoso e coberto por uma pelagem, geralmente, marrom. As Hydrochoerus hydrochaeris, conforme o nome científico, são mamíferos herbívoros que se destacam por levarem o título de maior roedor do mundo. Podem atingir cerca de 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura. Seu peso varia de 20 kg a 80 kg.

As capivaras são também comumente associadas à uma zoonose conhecida como febre maculosa, que é transmitida pelo carrapato estrela. Mas lembre-se que esses animais não são reservatórios da bactéria causadora da doença, mas apenas amplificadores. As capivaras podem transmitir a bactéria para os carrapatos por um período de apenas três semanas e depois tornam-se resistentes. Dessa forma, animais adultos não contaminam os carrapatos. Além disso, estudos indicam que 99% dos carrapatos não estão contaminados e, por isso, a ocorrência de surtos epidêmicos é improvável.

 

Prev Post

EletroSolidário

Next Post

Novembro soma 11 óbitos pela…

post-bars

One thought on “Capivaras do rio Jundiaí

Méia Silvasays:

Boa noite,tem capivara no Rio Jundiaí, vindo pro shopping bem antes. Só vi uma. Que do.

Responder

Leave a Comment