LOADING...

Jundiaqui

 Centro das Artes é aprovado no Compac e Prefeitura anuncia licitação para outubro
11 de setembro de 2020

Centro das Artes é aprovado no Compac e Prefeitura anuncia licitação para outubro

Medida coincide com movimento de artistas pela reabertura do local

José Arnaldo de Oliveira

O Centro das Artes foi aberto em 1981 e tornou-se um dos mais importantes espaços culturais da cidade. Foi fechado em 2013 e teve projeto anunciado em 2015. As obras foram interrompidas em 2017 por atraso de pagamento. O novo projeto, que evita parte das demolições, tem aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. A novidade é que a Prefeitura de Jundiaí anunciou que irá abrir licitação para início das obras em outubro, em resposta a movimento de artista pedindo a reabertura do espaço cultural.

O local era o antigo Mercado Municipal, onde ocorreu a primeira Festa da Uva em 1934. Sua transformação foi feita pelo então prefeito Pedro Fávaro.

A importância do Centro das Artes é explicada pelos artistas por seu tamanho pequeno e adequado aos trabalhos locais. Além de tudo está em frente da escola Conde do Parnaíba – outro Patrimônio Histórico.

FÁBRICA JAPY – Foi encerrado o processo de aprovação do restauro de área pública da Fábrica Japy do início do século 20, na Vila Arens.

O projeto do arquiteto Eduardo Carlos Pereira foi premiado no IAB São Paulo e desenvolvido para a empresa NR empreendimentos. O processo durou 10 anos e teve adaptações finais pedidas pela Unidade de Cultura para uso por crianças. O trabalho foi definido no Compac como poesia arquitetônica.

José Arnaldo de Oliveira é jornalista e conselheiro do Patrimônio de Jundiaí

Prev Post

Cidade passa a contabilizar 389…

Next Post

Tá tudo verdinho né?!

post-bars

Leave a Comment