Jundiaqui
Jundiaqui

Contra Covid-19, o jeito é cantar dois “Parabéns a você” ao lavar mãos

Jundiaqui
27 de fevereiro de 2020
Veja dicas sobre o que funciona para se proteger contra o novo corona vírus

A rápida disseminação do novo coronavírus e sua chegada ao Brasil - há até monitoramento de moradora de Jundiaí - faz com que infectologistas ofereçam recomendações para prevenção da doença. A principal, que pode parecer muito simples, é lavar as mãos com sabão/sabonete após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos. Funciona!

Mas atenção: não é lavar por lavar, tem um tempo e jeito certos. É assim: esfregue as mãos por algo entre 15 e 20 segundos e use mais um tempinho de enxague para garantir que os vírus e as bactérias sejam eliminados. De acordo com a BBC Brasil, Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, contou que não é preciso cronometrar, mas que a dica é você cantar dois "Parabéns a você".

Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos (lembre-se de tirar os anéis). Capriche na limpeza do espaço entre os dedos, esfregue também o dorso e o punho. Seque com toalha e use a descartável em ambientes coletivos. E mais: se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos.

Vale também ter sempre álcool gel para fazer a limpeza quando não houver outros meios à disposição. E se estiver em um ambiente público, por exemplo, ou com grande aglomeração, não toque a boca, o nariz ou olhos sem antes ter lavado as mãos ou pelo menos limpá-las com álcool. O vírus é transmitido por via aérea e também pelo contato.

Essa é uma orientação básica para evitar uma série de doenças e é eficiente especificamente contra o coronavírus porque ele é um vírus "envelopado". Isso significa que, além da estrutura que recobre o genoma do vírus, o chamado capsídeo, ele tem um envelope, uma bicamada lipídica onde ficam as proteínas que vão fazer a interação com as membranas das nossas células para nos infectar.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Cinco ponto quatro

Numa manhã de sábado, a menina entrou na idade do lusco-fusco, na idade do outono, conta Cláudia Bergamasco

Óculos da Montblanc é novidade que chegou à Di Fiori

Lançada em Paris, a coleção é para os homens que se conectam com a ética e os valores da marca

Juliana Galdino e a insurreição feminina contra o poder e as regras sociais

Club Noir estreia espetáculo “Fedra” nesta sexta-feira, em São Paulo

Azul aposta em Jundiaí para lançar Conecta, que planeja 200 destinos

Companhia regional da empresa foi lançada nesta terça no Aeroporto Comandante Amaro Rolim
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.