Jundiaqui
Jundiaqui

Contra Covid-19, o jeito é cantar dois “Parabéns a você” ao lavar mãos

Jundiaqui
27 de fevereiro de 2020
Veja dicas sobre o que funciona para se proteger contra o novo corona vírus

A rápida disseminação do novo coronavírus e sua chegada ao Brasil - há até monitoramento de moradora de Jundiaí - faz com que infectologistas ofereçam recomendações para prevenção da doença. A principal, que pode parecer muito simples, é lavar as mãos com sabão/sabonete após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos. Funciona!

Mas atenção: não é lavar por lavar, tem um tempo e jeito certos. É assim: esfregue as mãos por algo entre 15 e 20 segundos e use mais um tempinho de enxague para garantir que os vírus e as bactérias sejam eliminados. De acordo com a BBC Brasil, Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, contou que não é preciso cronometrar, mas que a dica é você cantar dois "Parabéns a você".

Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos (lembre-se de tirar os anéis). Capriche na limpeza do espaço entre os dedos, esfregue também o dorso e o punho. Seque com toalha e use a descartável em ambientes coletivos. E mais: se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos.

Vale também ter sempre álcool gel para fazer a limpeza quando não houver outros meios à disposição. E se estiver em um ambiente público, por exemplo, ou com grande aglomeração, não toque a boca, o nariz ou olhos sem antes ter lavado as mãos ou pelo menos limpá-las com álcool. O vírus é transmitido por via aérea e também pelo contato.

Essa é uma orientação básica para evitar uma série de doenças e é eficiente especificamente contra o coronavírus porque ele é um vírus "envelopado". Isso significa que, além da estrutura que recobre o genoma do vírus, o chamado capsídeo, ele tem um envelope, uma bicamada lipídica onde ficam as proteínas que vão fazer a interação com as membranas das nossas células para nos infectar.
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Câmara vota aumento de 25% no IPTU; prefeito tem maioria

Sessão promete atrair muitos manifestantes na noite desta terça-feira

Novo espaço no Centro une brechó, estúdio de beleza e produtora

JundiAqui mostra um pouco da festa de inauguração do espaço coletivo Alude Produtora, Coelho Garimpeiro e Camaleoa Beleza&Arte

Jundiaiense da Global Youth Video Competition dá palestra em escola

Nara Perobelli é uma das 20 finalistas de competição que visa esclarecer sobre as mudanças climáticas

Festa da Uva rende mais R$ 20 mil ao Funss

Além das 5,5 toneladas de alimentos arrecadados, Associação Agrícola faz doações
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.