LOADING...

Jundiaqui

 Doadas a Jundiaí, locomotivas serão restauradas
3 de julho de 2024

Doadas a Jundiaí, locomotivas serão restauradas

O Espaço Expressa ganhou um presentão: locomotivas e outros bens ferroviários. A doação foi feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para Jundiaí, como parte de um projeto de preservação do patrimônio histórico sobre trilhos.

Os itens doados são cinco locomotivas elétricas, uma locomotiva a vapor, um carro dormitório, um carro bagagem, um vagão plataforma, um vagão fechado, um vagão tanque e um guindaste a vapor, conjunto avaliado em aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Agora, Jundiaí se compromete a restaurar esses bens para exposição dentro do Espaço Expressa para preservar o legado ferroviário que marca a história do município e da antiga Fepasa, a Ferrovia Paulista S.A.. Não há data definida para início ou prazo para o término dos restauros.

O Expressa é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No local estão instalados o Museu da Cia. Paulista, o Arquivo Histórico de Jundiaí (que deverá se mudar para o Centro, onde funcionava o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Chamado anteriormente de Complexo Fepasa, teve sua construção iniciada na década de 1890, pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a fim de abrigar as oficinas de locomotivas à vapor da empresa. Na década de 1970, ocorreu a incorporação da Companhia à Fepasa, empresa estatal paulista de transporte ferroviário de cargas e de passageiros. A área total é de 111 mil metros quadrados, sendo 46 mil m² de área construída.

Prev Post

Vulgoxis na Pinacoteca

Next Post

Peça-filme se classifica em festival

post-bars

Leave a Comment