LOADING...

Jundiaqui

 E aí ‘sangue bão’, vamos doar?
19 de novembro de 2020

E aí ‘sangue bão’, vamos doar?

Colsan tem estoque crítico e pede ajuda da população para reabastecimento total

O Hemonúcleo de Jundiaí, sob responsabilidade da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), convoca doadores com o objetivo de atingir mil pessoas até a próxima semana, quando será celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro.

A finalidade é utilizar plena capacidade de coleta no serviço, incentivando as doações para reverter a situação crítica dos estoques, uma vez que a unidade é responsável por fornecer sangue para os serviços de saúde de toda a região.

Em outubro, foi registrada redução dos estoques de bolsa em 40%, reflexo do período de pandemia. Por isso, pede ajuda aos doadores para atingir as capacidades totais de doações, o que impacta diretamente na disponibilidade de bolsas de sangue para as redes de saúde regional.

O hemonúcleo tem capacidade para coletar uma média diária de 120 doações. Atualmente, trabalha com cerca de 70 doações por dia de segunda a quinta-feira, e habitualmente alcança a meta de 120 doações nas sextas-feiras e aos sábados. Hoje, a maior necessidade neste serviço é dos tipos sanguíneos de “O” positivo e negativo.

A unidade adotou todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os colaboradores, álcool em gel e o uso de máscara, que é obrigatório.

É na Rua XV de Novembro, 1.848, Centro. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. Mais informações, disponíveis no site www.colsan.org.br.

Quais são os critérios para doar sangue? Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis), estar com a saúde em dia, pesar no mínimo 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Atenção: o doador não deve estar em jejum. É necessário apresentar documento com foto, tipo RG ou CNH.

Recomendações complementares em meio a pandemia: positivos para a Covid-19 ou que tiveram contato com pessoas infectadas têm que esperar pelo menos 30 dias para doar.

Prev Post

Eleições e o quociente eleitoral

Next Post

Novo coronavírus: 103 novos casos…

post-bars

Leave a Comment