LOADING...

Jundiaqui

 Granizo: a surpreendente natureza que mexe com o jundiaiense
30 de maio de 2021

Granizo: a surpreendente natureza que mexe com o jundiaiense

Milhares de pessoas viveram uma experiência inusitada na cidade neste domingo

Uma chuva de granizo atingiu Jundiaí na tarde deste domingo (30) e deixou ruas, quintais, terrenos e plantações cobertas por gelo. O cenário foi inédito para muita gente ou levou outros a um passado muito distante. Há anos esse fenômeno não ocorria aqui. Nas redes sociais, são incontáveis postagens sobre as pedras de gelo que caíram em grande quantidade e formaram um tapete branco.

Jundiaí talvez tenha sido a mais afetada pela natureza, mas o granizo também apareceu em Itu, Salto, e até Araras, Santos, São Vicente e Cubatão, além de parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Aqui foi uma tempestade rápida, questão de vinte minutos e replicada depois em outros cerca de dez minutos. O suficiente para surpreender, gerar admiração e medo e também um certo prejuízo.

O que gerou a grande a grande quantidade de pedras de gelo foi a passagem de uma frente fria que trouxe ar frio e causou um choque térmico acentuado em uma atmosfera que estava quente. O último grande episódio de granizo que se tem notícias no estado foi na cidade de São Paulo, coincidentemente um domingo, em 18 de maio de 2014.

No Facebook há postagens de granizo, em maior ou menor quantidade, desde o Vale Azul, no Caxambu, até a Malota, Eloy Chaves, Medeiros, assim como Jardim Pitangueiras. A Defesa Civil informou que registrou quedas de árvores na Rua do Retiro,  Bom Jesus de Pirapora, bairros Água Doce, Jardim Paulista, Jardim Ermida e Jardim Pacaembu. Vizinhanças de avenidas Jundiaí e 9 de Julho tiveram falta de energia. Há danos em produção rural no Medeiros e outros. Vidraças e telhados mo Jardim Guanabara, Vila Alvorada e Gramadão foram danificados.

Fotos: reprodução Facebook

Prev Post

De 6 óbitos, 5 na…

Next Post

Mais 10.820 doses de vacinas…

post-bars

Leave a Comment