LOADING...

Jundiaqui

 Já são quase 50 mil MEIs, ME e pequenas empresas
4 de março de 2024

Já são quase 50 mil MEIs, ME e pequenas empresas

A criação de um ambiente favorável aos negócios é uma marca tradicional de Jundiaí, que ano após ano se consolida como uma das principais potências econômicas do país. Além das empresas de grande porte e das multinacionais, o potencial econômico municipal é alavancado pelas micro, pequenas e médias empresas, que têm sido cada vez mais frequentes no cenário local.

“Jundiaí avança porque há criação de um ambiente favorável aos negócios e estímulo ao empreendedorismo, que  fomentam a geração de emprego e renda”, diz Luiz Fernando Machado. Os dados mostram que, de 2017 – primeiro ano de sua gestão como prefeito  – a 2023, houve um aumento de 174,2% nas PME’s, que somam 47.907 empresas, conta que não inclui autônomos e ambulantes.

“Buscamos desburocratizar, reduzir taxas e agilizar a abertura de novos negócios na cidade. Dessa forma, o dinheiro circula dentro do município e gera mais recursos para que a Prefeitura possa investir em mais serviços públicos qualificados para todos”, ressalta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi (foto acima na última Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços).

O segmento com maior crescimento é o de serviços: de 12.074 estabelecimentos ativos saltou a 37.399 nestes últimos quase oito anos, o que representa um aumento de 209,7%. O comércio de PME’s foi de 5.251 a 10.246 – aumento de 95,1%.

O Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping, conta com diversos serviços voltados aos empreendedores e para a geração de emprego e renda, como consultorias e banco de vagas de empregos das empresas da cidade. Aos MEIs há orientação, possibilidade de abertura, formalização e regularização, além de alteração de cadastro etc.

Ainda se abriu a oportunidade de expor produtos e oferecer serviços gratuitamente na FENS. Em 2024, acontecerá mais duas edições da feira de negócios que começou como uma iniciativa da equipe do então gestor Cristiano Lopes, agora de volta à Câmara Municipal: dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de abril, em sua quinta edição, e a sexta em 23, 24, 25, 30, 31 de agosto e 1º de setembro, ambas no Parque Comendador Antônio Carbonari.

Prev Post

Felinos do Brasil em livro…

Next Post

Fernanda Koch, a bruxa de…

post-bars

Leave a Comment