LOADING...

Jundiaqui

 Jundiaí aparece com 24 doses na lista de vacinas aplicadas vencidas; Prefeitura nega
2 de julho de 2021

Jundiaí aparece com 24 doses na lista de vacinas aplicadas vencidas; Prefeitura nega

Em todo o Brasil a soma chega a 26 mil imunizantes da AstraZeneca

Reportagem da “Folha de S. Paulo” mostra que pelo menos 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete a proteção contra a Covid-19 dos que tomaram essa vacina. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e incluem Jundiaí. Aqui seriam 24 doses, embora a Prefeitura Municipal informe que essa aplicação não ocorreu fora do prazo e que há divergência na atualização de dados apenas.

A reportagem aponta que até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A campeã no uso de vacinas vencidas seria Maringá, 3.536 pessoas.

A AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.

Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Em Jundiaí a distribuição foi assim segundo a reportagem:

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ANHANGABAÚ
Lote (vencimento) 4120Z001 (29.mar) quantidade: 2

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE HORTOLÂNDIA PACS
CTMAV505 (31.mai) quantidade 1 e CTMAV506 (31.mai) quantidade 2

CSVP HOSPITAL SÃO VICENTE
4120Z005* (14.abr) quantidade 4

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE JARDIM DO LAGO
4120Z001 (29.mar) quantidade 15.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Jundiaí informa que as doses citadas na matéria publicada pela “Folha” nesta sexta-feira (2) e disponibilizadas por consulta pelo sistema Datasus não foram aplicadas após prazo de validade. A discrepância nas informações se dá por erro de lançamento do lote no sistema.

 

Prev Post

Gianlucca é “Super Top”

Next Post

Tem apostadores em Jundiaí dividindo…

post-bars

Leave a Comment