Jundiaqui
Jundiaqui

Jundiaí aposta em software que traga ganhos ambientais

Jundiaqui
6 de março de 2018
City Performance Tool é a ferramenta que a Siemens vai usar aqui 

Vivemos em uma época de urbanização. Nos últimos dez anos, mais da metade da população mundial morou em cidades. Além disso, não há fim à vista dessa migração de pessoas para áreas urbanas. O que fazer? Buscar meios que garantam melhor qualidade de vida. O controle de emissões de CO² é uma aposta neste sentido que Jundiaí está de olho. Para tanto, assina parceria com a Siemens no próximo dia 21 para trazer o City Performance Tool (CyPT). As negociações vêm desde o ano passado.

Trata-se de um software para analisar dados públicos que ajudem na redução de emissões de gás carbônico, ferramenta que verifica o desempenho das cidades e identifica áreas prioritárias para investimentos a fim de se obter ganhos ambientais.



Jundiaí será a segunda brasileira a fazer a parceria, a outra é São Paulo. O City Performance Tool já foi usado em 23 cidades, como Copenhague (Dinamarca), Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha) e Viena (Áustria), considerada a cidade “mais inteligente” do mundo em 2017. Em 2012, Viena tornou-se a primeira grande cidade a mudar todos os ônibus para elétricos, com a Siemens fornecendo o conceito e a tecnologia para isso. Será que Jundiaí vai conseguir também? O tempo dirá...

O primeiro passo para tornar a cidade inteligente vem sendo dado e prioriza o aumento do conhecimento sobre as operações de suas infra-estruturas que vão desde gerenciamento de água e energia ao tráfego, qualidade do ar e iluminação. Sensores e medidores vão coletar dados dessas e de outras fontes. O desafio, assim, será transformar essa avalanche de dados em informações acionáveis, algo que o CyPT promete ajudar.

O software fornece orientações para uma cidade sobre como atingir seus objetivos ambientais, ao mesmo tempo que faz uma indicação sobre como cada decisão relacionada à infra-estrutura influenciará a criação de emprego e o crescimento do setor de infra-estrutura.

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Via-Sacra no Centro leva Jesus a pontos de comércio do sexo

Pelo oitavo, Pastoral da Mulher reza em um simbólico caminho de Cristo à Cruz Redentora

Festa do Vinho começa no dia de Santo Antônio

Cidade tem longa tradição e quer mostrar o melhor das adegas em junho

Jundiaienses de “É Tudo Família” recebem Prêmio APCA

Peça do Grupo Catarsis venceu como Melhor Espetáculo de Texto Adaptado no teatro infanto-juvenil; também Carla Candiotto brilhou

Fábio Carille irreconhecível

Por Marcel Capretz
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.