LOADING...

Jundiaqui

 Jundiaí festeja seus 362 anos
14 de dezembro de 2017

Jundiaí festeja seus 362 anos

Cidade faz aniversário neste 14 de dezembro
Dos índios ao top dez entre as potências econômicas, devemos muito ao Movimento Bandeirante. Também a ferrovia acelerou o desenvolvimento da cidade, privilegiada hoje pelas rodovias que a cortam.

Historiadores apontam que a nossa região foi habitada por indígenas até o final do século 17, quando os primeiros colonizadores chegaram por aqui. O nome Jundiaí tem origem tupi e vem do peixe jundiá.

Os primeiros colonizadores chegaram à região em 1615. Apesar das controvérsias, a versão mais aceita sobre a fundação do município remete à vinda de Rafael de Oliveira e Petronilha Rodrigues Antunes que, por motivações políticas, fugiram de São Paulo e refugiaram-se nos arredores, fundando a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro, posteriormente elevada à categoria de Vila em 14 de dezembro de 1655.

Os novos colonizadores afugentaram os grupos indígenas, que se embrenharam na mata. A origem de Jundiaí está ligada diretamente ao movimento bandeirante, principal responsável pela ocupação da antiga Capitania de São Vicente.

Ao longo dos séculos 17, 18 e início do 19, a economia da cidade se limitava a pequenas lavouras de subsistência, que abasteciam moradores da vila, tropeiros e bandeirantes. Mas a partir da segunda metade do século 19 a produção cafeeira ganhou força para o oeste e isso promoveu o crescimento da cidade. Junto com o café vieram a ferrovia e as indústrias.

A Ferrovia Santos-Jundiaí foi inaugurada em 1867. Foi também nessa época que os imigrantes – a maioria de italianos – começaram a chegar na cidade para fincar suas raízes.

Logo na primeira metade do século 20, Jundiaí descobriu a sua vocação industrial, que perdura até hoje – no Estado de São Paulo, ocupa a 7ª posição no ranking do PIB (R$ 37 bilhões).

Enquanto um de cada quatro municípios brasileiros apresentaram redução na população de 2016 para 2017, Jundiaí segue crescendo e, segundo estimativa divulgada pelo IBGE em agosto passado, soma 409.497 habitantes. São quase 45 mil empresas registradas, de todos os tamanhos.

Prev Post

Jundiaí pelo olhar de Regina…

Next Post

Um giro fotográfico por Jundiaí…

post-bars

Leave a Comment