LOADING...

Jundiaqui

 Jundiaí tem 24 usando ventilação mecânica na luta contra Covid-19
17 de dezembro de 2020

Jundiaí tem 24 usando ventilação mecânica na luta contra Covid-19

Nos casos mais graves, o paciente fica horas de bruços na tentativa de uma melhor reação dos pulmões

A Prefeitura de Jundiaí informa que, nesta quinta-feira (17), foram contabilizados dois óbitos de residentes na cidade causados pelo novo coronavírus, ambos no dia 16. São dois homens que estavam internados no Hospital São Vicente. Entre esse público e os hospitais privados, a cidade soma 97 internados, com 24 necessitando o uso de ventilação mecânica.

Os óbitos são de um tabagista, portador de doença cardiovascular crônica, 75 anos e internado dia 13 e outro de 65 anos, sem comorbidades registradas, internado dia 7. Assim, a cidade registra 456 óbitos positivos para Covid-19 desde o início da pandemia.

Nos casos, agora são 16.641 positivos, 865 ativos e 15.320 recuperados.

Dos 97 hospitalizados, o que significa ocupação de 75% no São Vicdene e de 65% entre os privados, 24 usam ventilação mecânica, alguns ficando deitados de bruços em Unidades de Terapia Intensiva. Essa estratégia de tratamento chama-se “Ventilação em Posição Prona” e passa pelo comportamento do organismo dos mamíferos, cuja respiração é mais fisiológica em posição prona, ou de bruços.

A posição pronada é a mais indicada para melhorar a ventilação dos pulmões, órgão mais atingido pela infecção pelo novo coronavírus e onde a batalha se dá de maneira mais complexa. Em geral, quando indicada essa posição, o paciente fica cerca de 16 horas por dia com o corpo virado. Algumas vezes, por vários dias em sequência, até melhorar.

Prev Post

JundiAqui em Revista circula por…

Next Post

Conto de uma noite de…

post-bars

Leave a Comment