
Jundiaiense ajuda a mostrar temor de policiais com avanço da Covid-19
Pesquisa e mostra que civis e militares têm medo de se contaminar
A maior parte dos policiais vive o medo nas ruas por conta do risco diário de contaminação pela Covid-19. É o que mostra pesquisa feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Fundação Getulio Vargas. Chamada “A pandemia de Covid-19 e os policiais brasileiros”, tem em sua organização o jundiaiense Rafael Alcadipani, professor da FGV.
Feita de forma online, reuniu 1.540 profissionais da segurança pública, de todas áreas, entre os dias 15 de abril e 1º de maio de 2020. O resultado indica que o medo é um sentimento comum para 68,8% dos policiais que atuam na linha de frente.
“A pesquisa mostra a vulnerabilidade dos nossos policiais na exposição cotidiana ao novo coronavírus durante o trabalho. Ela traz sinais claros da necessidade de os nossos chefes de polícia e governadores se preocupem ainda mais com a saúde do policial nesse momento de crise”, avalia Alcadipani.
A pesquisa também mostrou que mais da metade dos policiais não se sente pronto ou não soube responder se está preparado para atuar em meio à pandemia.
A pesquisa revela ainda que mais de 80% dos policiais civis e militares brasileiros afirmaram que a crise alterou as formas como se relacionam com a população.