LOADING...

Jundiaqui

 Jundiaiense coordena maior biblioteca brasileira no Exterior
18 de julho de 2018

Jundiaiense coordena maior biblioteca brasileira no Exterior

Duília de Mello, que fez história na astronomia, agora cuida do acervo deixado aos EUA por Oliveira Lima

Duília de Mello, nossa Mulher das Estrelas, escreve uma nova história agora na Universidade Católica da América, onde faz parte da reitoria e administra um dos grandes tesouros de Washington, nos Estados Unidos: a biblioteca Oliveira Lima.

A jundiaiense de 54 anos é quem organizou o acervo desta que é a maior biblioteca brasileira localizada fora do Brasil, com cerca de 60 mil itens, incluindo livros, manuscritos, panfletos, fotografias e obras de arte. Em 1916, o acervo foi doado à universidade pelo diplomata, historiador e jornalista Manoel de Oliveira e Lima (1867-1928), material este que ficou guardado por anos e agora é apresentado ao público.

A Biblioteca Oliveira Lima reconta a história da política do país, passando por sua transição da monarquia para a república aos esforços para a construção de uma identidade nacional. O acervo possui importantes obras de escritores, como Lima Barreto, Gilberto Freyre e Machado de Assis, contemporâneos de Oliveira Lima, que com eles trocava correspondências e mantinha boas relações. Nascido no Recife (PE), Oliveira Lima foi um dos mais importantes e influentes diplomatas brasileiros do fim do século 19, dividindo sua atuação com nomes como o barão do Rio Branco e Joaquim Nabuco.

Duília diz que gosta de desbravar fronteiras, que podem ser tanto terrestres quanto espaciais. Além de ser astrofísica e pesquisadora da NASA (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) especialista em análise de imagens do Telescópio Espacial Hubble, é escritora e professora com capacidade ímpar de explicar conceitos complicados a leigos.

 

 

 

Prev Post

“Lance Livre” de volta ao…

Next Post

Festa para os vencedores do…

post-bars

Leave a Comment