LOADING...

Jundiaqui

 Ministro do Turismo lamenta morte de jundiaiense e sua família
17 de novembro de 2020

Ministro do Turismo lamenta morte de jundiaiense e sua família

Tragédia ocorreu após parte de uma falésia desabar no início da tarde desta terça-feira

Falésias são paredões íngremes encontrados no litoral de quase todo o mundo, desenhados pela ação do mar. No Brasil, as falésias surgem em vários pontos do litoral, alcançando mais de 20 metros de altura. A aparência dos paredões varia de acordo com o tipo de rocha que o mar esculpiu. Do Amapá ao Rio de Janeiro predominam as falésias avermelhadas, formadas a partir de terrenos de arenito.

Foi uma parte desses paredões que desabou na praia de Pipa, um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte, vitimando Hugo Mendes Pereira, a companheira Stella Souza, o filho Sol, de 7 meses, e o cachorro da família. A mãe ainda tentou proteger o filho no desabamento e morreu abraçada a ele, segundo uma testemunha contou ao site “G1”.

Igor Caetano, empresário de passeio náutico, viu o acidente e disse que Hugo, Stella e o filho estavam sentados perto da falésia. “Ainda deu tempo de a mãe tentar segurar a criança, por isso que os adultos estavam mais machucados. A gente cavou até encontrar o pai, e depois encontramos a mãe e a criança. O menino ainda estava respirando. Por coincidência, uma médica estava passando aqui na hora, ela tentou reanimar a criança, mas não teve mais jeito”, disse Igor ao “G1”.

Os moradores da região dizem que a falésia é um risco para banhistas e costumam alertar sobre o perigo de acidentes. Conforme as marés enchem e atingem a falésia, sua base vai sendo desgastada, o que deixa a parte de cima mais vulnerável a desabamento.

João Marinho, primo de Stella, contou que “sou nascido e criado aqui e sempre aconteceu isso, mas cada vez mais o mar está destruindo a falésia. A gente vê os turistas aproveitando a sombra das falésias e pede pra eles saírem porque a gente sabe do risco”, afirmou ele, que é pescador.

De acordo com a prefeitura de Tibau do Sul, onde fica Pipas, placas com alerta do risco de desabamento são colocadas constantemente, mas logo são levadas pela maré cheia. O secretário de Comunicação do município, Fábio Pinheiro, disse que o casal foi alertado dos riscos por um fiscal da prefeitura pouco antes do acidente. Pipa é um distrito de Tibau do Sul, que fica a cerca de 100 km de Natal.

Pelo twitter, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lamentou o acidente e manifestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

 

Prev Post

“Stela, Sol: Amo vocês”

Next Post

“Não-Voto” ajudou a definir rumos…

post-bars

Leave a Comment