Jundiaqui
Jundiaqui

Mora perto de mata? Leve a sério ideia de se vacinar

Jundiaqui
29 de setembro de 2017
Vacinação ocorre todos os dias. Confira quando é na UBS da sua região...

Os moradores de Jundiaí precisam se imunizar contra febre amarela. A dose é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde. Em agosto, um macaco infectado apareceu morto e esta semana foram confirmadas mais três outras mortes. E mais: são 58 outros animais mortos e à espera de confirmação dos exames se isso aconteceu por conta da doença. A cidade não registra casos da doença em humanos, mas a prevenção é necessária.

A orientação é para os moradores especialmente de bairros com características rurais, que ainda não se imunizaram, procurem a UBS mais próxima para receber a dose, gratuitamente. “É importante que a população moradora nas áreas onde há mata se imunize já. A febre amarela é uma doença perigosa, que pode matar”, avisa a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza.

Os macacos infectados que morreram foram encontrados no bairro São José da Pedra Santa, dois no Corrupira e um no Champirra. Outros 58 aguardam resultados de exames. Ao todo a cidade registra 101 macacos encontrados mortos e encaminhados para análise no Instituto Adolfo Lutz nas últimas semanas.

Quem deve ser vacinado?

Precisam ser imunizadas crianças a partir de nove meses a idosos. As restrições individuais serão analisadas pelos profissionais da UBS. A vacina contra a febre amarela é de dose única e garante imunidade para o resto da vida e, por isso, quem já foi vacinado anteriormente não precisa realizar o reforço.

Macacos não transmitem

A transmissão da doença ocorre através da picada de insetos dos gêneros Haemagogus e Sabethes que estejam contaminados com o vírus. Os macacos também são vítimas da doença e morrem alguns dias depois de iniciado os sintomas. Por isso, esses animais são tidos como ‘sentinelas’ da doença para os humanos.

Relação das UBS e dias de vacinação, lembrando que o horário é das 9h às 12h e das 13 às 15h:

Jundiaqui
Você vai
gostar de

Paulo Costta e Moreno Veloso no Sesc Jundiaí nesta quinta

Dupla chega aqui com a turnê de lançamento do disco “Meu Recôncavo, Samba & Poesia”

Bloco do Santa fez a festa, mesmo sem poder ir às ruas

Garotada se fantasiou e curtiu uma tarde de Carnaval dentro do próprio colégio

Prefeitos da AUJ querem Hospital Regional para infectados do coronavírus

Jundiaí recebeu seus vizinhos para definir estratégias conjuntas de preservação da saúde

Jogo dos amigos de Nenê será no dia 23 de dezembro

Desta vez, o meia do Vasco da gama terá pela frente o time do ator global Caio Castro
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.