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Jundiaqui

 Novas plataformas, escadas rolantes… O que vai mudar nas linhas de trem
29 de setembro de 2021

Novas plataformas, escadas rolantes… O que vai mudar nas linhas de trem

Veja o projeto para modernização da Estação Jundiaí, com ligação direta ao terminal de ônibus

Para receber os serviços TIM (Trem Intermetropolitano) e TIC (Trem Intercidades), a veterana Estação Jundiaí receberá investimentos significativos da futura concessionária que irá controlar as linhas.

A atual plataforma central será utilizada exclusivamente para os trens expressos entre Barra Funda e Campinas, sendo que seu comprimento será aumentado de forma que possa atingir os 300 metros. Já o serviço do Trem Intermetropolitano entre Francisco Morato e Campinas ganhará uma nova plataforma central. Segundo os documentos da consulta pública, a nova plataforma deverá ser construída onde hoje existe um galpão abandonado.

O acesso à estação passará por reformulação. Uma nova passarela será construída servindo como forma de entrada aos dois serviços oferecidos na estação. Linhas de bloqueios serão implantadas em pontos específicos da estação para distinguir a entrada dos trens do TIC e do TIM.

A passarela também contará com acesso ao terminal de ônibus Vila Arens, facilitando a integração aos serviços de mobilidade da cidade.

A nova estação será completamente acessível, sendo dotada de escadas rolantes e elevadores, tanto nos acessos como dentro da área paga da estação.

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é a mudança que a estação tombada deverá passar. Segundo os documentos da consulta pública, a via 1 do serviço TIM (sentido Campinas) deverá passar por dentro do acesso atual da estação, obstruindo a atual entrada. O mesmo tipo de situação ocorria há muitos anos quando naquela mesma estação operavam os trens da Companhia Ytuana.

Devido a agressividade do projeto ainda existe a possibilidade de que ele seja vetado e revisto de forma a conciliar a inclusão de novas vias sem afetar o patrimônio tombado.

O projeto prevê ainda o uso de áreas remanescentes para a exploração comercial. Essa exploração deverá ocorrer dentro dos planos elaborados pela concessionária, sob anuência prévia do poder concedente. A obtenção das receitas acessórias poderá ser um fator de grande importância para que possa ser atingido o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

A estação hoje atende aos trens da Linha 7-Rubi da CPTM. Foi inaugurada com a abertura da linha pela São Paulo Railway no ano de 1867. Atualmente a estação se utiliza de uma plataforma ilhada para atender os passageiros, enquanto a plataforma principal está interditada para obras de restauro. Para acessá-la os passageiros contam com uma passagem em nível e de uma passarela, recentemente interditada devido ao avanço do processo de restauração da estação.

TIC – O Trem Intercidades é um projeto que visa promover uma ligação ferroviária entre as regiões metropolitanas mais relevantes do estado. O TIC Eixo Norte ligará a Região Metropolitana de  São Paulo pela Estação Barra Funda com a Região Metropolitana de Campinas, parando em Jundiaí, e usando o trem expresso.

TIM – Trem Intermetropolitano irá de Francisco Morato a Campinas e vice-versa, com diversas paradas pelo caminho, além de Jundiaí, também Campo Limpo Paulista, Várzea, Louveira, Vinhedo etc.

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