LOADING...

Jundiaqui

 Por 69 a 0, Rio aprova continuidade do impeachment de Witzel
23 de setembro de 2020

Por 69 a 0, Rio aprova continuidade do impeachment de Witzel

Jundiaiense que é governador carioca tem nova derrota diante dos deputados

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro deu nesta quarta-feira (23) mais um passo no processo que pede o impeachment Wilson Witzel (PSC). Os deputados aprovaram, por unanimidade (69 a 0), o projeto que autoriza a abertura de um processo de crime de responsabilidade contra o governador afastado. Agora, o caso vai para um Tribunal Misto formado por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça, onde será julgado.

Num primeiro momento, o tribunal define se o jundiaiense deve ser afastado do cargo. Depois, se ele cometeu crime de responsabilidade e se deve perder os direitos políticos. Independentemente da decisão do Tribunal Misto, Witzel já está afastado do cargo por decisão do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para quem existe uma “sofisticada organização criminosa, composta por pelo menos três grupos de poder, encabeçada pelo governador”.

Witzel era esperado para se defender pessoalmente na votação, mas ele optou pela videoconferência, garantindo que “não me importo de ser julgado e submetido a julgamento nenhum porque tenho a convicção de que jamais cometi um ato ilícito”.

O pedido de impeachment se baseou em suposta improbidade administrativa e mau uso do dinheiro público na Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Ele é acusado de receber propina das empresas ligadas ao esquema através de contratos falsos firmados com o escritório da primeira-dama Helena Witzel. O governador afastado, que nega as acusações, teria recebido pelo menos R$ 554,2 mil.

Prev Post

Onde estão os ricos do…

Next Post

Retrato da pandemia em Jundiaí…

post-bars

Leave a Comment