Jundiaqui
Jundiaqui

Seu Milton era filmado quando teve aneurisma e morreu ao ser vacinado contra Covid-19

Jundiaqui
10 de fevereiro de 2021
Aos 94 anos, o nadador dos Jogos dos Idosos faleceu dentro do carro no Parque da Uva

Edu Cerioni

Seu Milton Zimbao, 94 anos, morador da Vila Aparecida, veio a óbito no momento em que era vacinado contra a Covid-19 em Jundiaí, na noite desta terça-feira (9). O motorista que o levou ao Parque da Uva filmava a vacinação tão esperada pelo atleta da natação de Jundiaí nos Jogos Regionais do Idoso (Jori).

O atestado de óbito indica que ele sofreu um aneurisma dissecante da aorta, portanto o médico legista descarta qualquer ligação entre falecimento e vacinação. Essa ligação vem sendo estimulada por pessoas que são contra a vacina e estão usando a tragédia para jogar falsas informações nas redes sociais.

O JundiAqui ouviu duas pessoas que estavam no Parque da Uva na noite de terça e que garantem que era grande a ansiedade de seu Milton na fila, visível mesmo ele dentro do carro. Ele passou pelo cadastro e não apresentava nenhum problema de saúde. Uma chamou de "pura fatalidade" o ocorrido e outra mais jovem de "zica total". Ambas temem que se associe o óbito à vacinação e isso faça com que mais gente se negue a ser imunizado contra a Covid-19.

Uma testemunha conta que seu Milton pediu para ser filmado na hora da vacina e que isso foi feito pelo motorista do carro que o levou, ou seja, a morte está registrada no celular deste morador de Campo Limpo Paulista e amigo da família.

"Quando a agulha foi sendo tirada do braço, ele foi desfalecendo junto. Uma tragédia", contou uma das 30 pessoas que trabalhavam na vacinação naquela noite. E prossegue: "Foi um desespero, correria, pois ninguém esperava essa reação. Inclusive o gestor de Saúde, o Tiago Texera, estava lá no momento e foi ele quem acionou o Samu. Era 19h09 no relógio e 19h19 o resgate estava no Parque da Uva. Nesse meio tempo, ele foi assistido pela enfermagem. Foi feita massagem cardíaca visando à reanimação da vítima, mas já era visível o que tinha acontecido".

Sem choradeira e chocada, a mulher de seu Milton, cerca de trinta anos mais nova do que ele, precisou de atenção das equipes da Prefeitura Municipal. O mesmo ocorreu com o motorista que tinha feito uma cirurgia na perna e sentia dores, ele que foi acompanhado pelo filho menor de idade que tem síndrome de Down.

Foi o motorista quem fez contato com uma neta de seu Milton e uma funcionária pública conversou sobre o problema de saúde e pediu que fosse direto ao Hospital São Vicente de Paulo, para onde foi levado pelo Samu.

"A vacinação seguiu para os idosos que estavam na fila em outros carros, eram poucos naquele momento, mas a tragédia abateu a todos, que não viam a hora de finalizar os trabalhos". Isso ocorreu às 20 horas e sobraram vacinas do lote de 500 doses disponibilizadas para quem tem 90 anos ou mais e aniversariante dos meses maio a agosto. A vacinação vai seguir nos mesmos moldes na noite desta quarta para os que nasceram de setembro a dezembro. Até agora, Jundiaí soma 11.173 vacinados.

Seu Milton tinha problemas cardiácos e não nadava desde o começo de 2020. A aorta é a maior artéria e responsável por receber o sangue no coração e distribuir pelo corpo por meio de suas ramificações em artérias menores. A maior parte das dissecções aórticas ocorrem porque a hipertensão arterial provoca a deterioração da parede da artéria e a pessoa sente dor súbita e extrema.

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Brasil que dá saudade traz Dori Caymmi a Jundiaí

Cantor e compositor vem ao Sesc na noite deste sábado com “Voz de Mágoa”

Chef de Valinhos nascido aqui é finalista entre 10 melhores padeiros do país

William Peron garantiu vaga em duas categorias e concorre ao grande prêmio em outubro

Cidade dá adeus a Marquinho Piccolo

Jundiaí perdeu neste feriado o empresário do ramo de transportes

Tem mágica, equilibrismo, acrobacia e muita palhaçada, sim senhor

Espetáculo será apresentado domingo no Teatro do SESC, às 16h 
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.