LOADING...

Jundiaqui

 Soldado Constitucionalista ganha uma praça pra chamar de sua
12 de julho de 2019

Soldado Constitucionalista ganha uma praça pra chamar de sua

Estátua muda de ponta na 9 de Julho, que vai passando por revitalizações

Em três dias, a avenida 9 de Julho ganhou sua terceira praça revitalizada, a agora rebatizada Praça Monsenhor Doutor Arthur Ricci – Espaço Cívico MMDC / Heróis do Trem Blindado, que foi entregue na manhã desta sexta-feira (12).

Ela fica no início da 9, próxima ao cruzamento com a avenida Prefeito Luiz Latorre. E embora mantenha o nome do monsenhor, foi refeita dentro do conceito histórico para celebrar a memória da Revolução Constitucionalista de 1932. As outras duas são as praças Allan Kardec e a do Maçom, agora ligadas por ciclovia (confira).

A festa de inauguração reúniu policiais civis e militares, bombeiros, guardas municipais e soldados. O prefeito Luiz Fernando Machado ganhou a medalha “Heróis do Trem Blindado”, concedida pelo Núcleo MMDC Jundiaí.

A sigla MMDC, que aparece agora como que protegendo a estátua do soldado que ficava no extremo oposto da avenida, é uma referência às iniciais dos manifestantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos em evento que antecedeu e foi uma das razões para o conflito de 1932. “Que siglas e nomes, como o MMDC, possam significar muito mais do que apenas placas ou fatos distantes, e sim oportunidades para aprendermos mais sobre nossa história”, disse o prefeito.

Os trens tiveram uma participação importante não só no transporte de tropas na Revolução de 1932, que colocou São Paulo contra o resto do Brasil, mas também como uma arma de guerra. Os temidos trens blindados TB1 a TB6 eram equipados com fortes holofotes, canhões e metralhadoras, e seguiam até as linhas inimigas, quando abriam fogo ao mesmo tempo em que acendiam as luzes; chegaram a ser conhecidos como “Fantasmas da Morte” pelo seu poder de destruição. Para resgatar esse fato histórico, quase desconhecido da população, é que as medalhas, e a praça, levam esse nome.

A nova praça tem ainda réplica de metralhadora usada em 32, bandeiras e outras referências àquele levante paulista.

Fotos: Divulgação/PMJ

Prev Post

Dono de 60 álbuns, o…

Next Post

“12º Round – a Luta…

post-bars

Leave a Comment