LOADING...

Jundiaqui

 Troca de trem em Francisco Morato fica mais confortável e funcional
1 de setembro de 2020

Troca de trem em Francisco Morato fica mais confortável e funcional

CPTM inaugura nova estação, que era prometida há dez anos. Ela oferece espaço de acolhimento para mulheres

Entrou em operação por completo nesta terça-feira (1º) a nova Estação Ferroviária de Francisco Morato da Linha 7- Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ponto de troca de trens para quem vem ou vai entre Jundiaí e São Paulo.

A Linha 7-Rubi liga a cidade à Estação da Luz, na Capital, abrindo ainda as portas para o metrô. São 60,5 quilômetros entre as duas pontas.

As obras de modernização foram anunciadas em 2009 e tinham como prazo o ano de 2010. Foram parar na Justiça em 2014 e uma nova licitação foi aberta em 2016.

A nova estação tem 6 mil m² de área construída e três plataformas de embarque e desembarque, com atenção para a acessibilidade. Conta com escadas rolantes, três elevadores, dois acessos externos e dois túneis sob a via férrea para a circulação de passageiros.

Também há à disposição dos passageiros um boulevard e uma praça dentro dos limites da estação, que tem três vias operacionais e uma quarta exclusiva para trens de carga, para não interferir na circulação dos trens de passageiros, principalmente nos horários de pico, quando a demanda é grande.

A estação conta com o 19º Espaço Acolher da CPTM – local de acolhimento para mulheres vítimas de importunação e assédio sexual dentro dos trens e estações da companhia. Colaboradores estarão preparados para atender as vítimas e dar o suporte necessário para que essas mulheres sejam acolhidas e se sintam seguras em denunciar os agressores. E para ajudar a coibir este e outros crimes, a CPTM instalou 88 câmeras de segurança em toda a estação, ligadas diretamente à Central de Monitoramento de Segurança da companhia.

“A Estação Francisco Morato é uma obra de arte que irá beneficiar não apenas a população da cidade, mas os passageiros que utilizam a Linha 7-Rubi todos os dias, incluindo os que utilizam a extensão até Jundiaí”, afirmou o presidente da CPTM. Antes da pandemia, a linha atendia cerca de 450 mil passageiros.

Prev Post

Região de Campinas à espera…

Next Post

Pelo sexta mês seguido Covid-19…

post-bars

Leave a Comment