LOADING...

Jundiaqui

 UTI do São Vicente é opção para pacientes da Capital com Covid-19
30 de abril de 2020

UTI do São Vicente é opção para pacientes da Capital com Covid-19

Governo começa a transferir pacientes para leitos do interior a partir do final de semana

Embora não tenha sido citada nominalmente, com a ocupação na faixa dos 40% no Hospital São Vicente, Jundiaí entra no radar do governo de São Paulo para receber pacientes de UTI por conta da Covid-19. De certo, os leitos SUS livres em cidades do interior mais próximas da capital vão passar a receber doentes a partir deste sábado.

A informação foi divulgada no início da tarde desta quinta-feira (30) pela equipe da secretaria estadual de Saúde, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

“Passamos agora, a partir deste final de semana, a utilizar leitos do interior para tratamento de pacientes também aqui da Grande São Paulo”, disse o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann.

Nesta quarta-feira (29) a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 85,1% na Região Metropolitana. O governo afirma que a transferência é uma medida temporária, tomada por conta do atraso na entrega de insumos, como os aparelhos respiradores.

“Como houve uma defasagem na chegada dos respiradores, temos que usar por um tempo essa transferência de pacientes para o interior”, disse o secretário. “Precisamos lançar mão disso por ao menos alguns dias”.

Ele disse que o estado é capaz de mandar pacientes para municípios distantes até 400 quilômetros da capital, mas afirmou que os doentes devem ser levados para municípios próximos. O destino dos pacientes transferidos será decidido pela central de regulação da Secretaria Estadual da Saúde. O sistema busca uma vaga levando o georreferenciamento em conta e encaminha o doente de ambulância.

Com as UTI de São Paulo cada vez mais cheias, nesta quarta (29), uma ambulância precisou percorrer 63 quilômetros até encontrar um leito de terapia intensiva, ou seja, uma distância muito maior do que a de Jundiaí/Capital.

Prev Post

33 vivas ao Natura neste…

Next Post

Zenilton curado: fé em Deus…

post-bars

Leave a Comment