Jundiaqui
Jundiaqui

Valec se consolida aos vinte anos entre líderes da Renault

Jundiaqui
17 de junho de 2018
São sete concessionárias em Jundiaí, Campinas, Sorocaba e Valinhos; Dorival Luchini comemora com colaboradores

José Arnaldo de Oliveira

Uma das primeiras concessionárias da Renault no país, a Valec completa vinte anos entre as líderes da rede nacional desse grupo automotivo que está entre os maiores do mundo. E a comemoração na sua sede em Jundiaí, voltada para funcionários e colaboradores, demonstrou a base dessa trajetória na valorização das equipes.

Com sete unidades distribuídas também por Campinas, Sorocaba e Valinhos, é uma parceira da Renault em testes de projetos como recentes espaços de seminovos, com destaque a serviços e frotas. Uma parceria que trouxe para Jundiaí também um centro de treinamento nacional da empresa.

O saldo, de acordo com o presidente da Valec, Dorival Luchini (foto acima), é um cenário de 55 mil automóveis comercializados nessas duas décadas além de 2 mil atendimentos mensais nas oficinas e também destaque na linha profissional de utilitários Master.

“O ambiente de trabalho é estimulador”, afirmou o gerente de vendas Elmer Bolsari, ao receber placa de homenagem como primeiro funcionário da empresa, onde começou como vendedor. E sendo ovacionado pelos aplausos das equipes.

O evento, no grande “show-room” da sede na avenida Antonio Frederico Ozanan, na Vila Rio Branco, recebeu ainda Alexandre Oliveira e Ismael Vargas, diretores na Renault Brasil. No outro extremo do salão, um exemplar do célebre Twingo (do nicho atualmente ocupado pelo Kwid) e um modelo único de carro 100% elétrico (ainda fora do mercado, mas usado pela rede Valec entre suas concessionárias) sobre desafios de infraestrutura ou tributação permitiam perceber rapidamente o alto nível de informação da equipe de funcionários e colaboradores.Globalmente, a Renault desenvolve parcerias surpreendentes como pesquisas conjuntas com a Samsung ou um escritório mantido no Vale do Silício, o coração da tecnologia digital na Califórnia. Tudo ligado a uma história iniciada na França na véspera do Natal de 1898, quando a venda do primeiro veículo fabricado pela família de mesmo nome.

No caso da Valec, essa mítica origem da Renault encontrou-se com um dos mais tradicionais nomes do setor de automóveis. O Grupo Luchini nasceu na época da 2ª Guerra Mundial em 1944, com uma oficina na rua Bartolomeu Lourenço e também na venda de tratores. Foi rapidamente crescendo, com outras marcas como DKW ou Studbaker, passando em 1952 para o trabalho com a marca Chevrolet, da General Motors, onde tornou-se referência regional. Em 1998, o grupo fundou duas novas marcas sendo uma delas a Chroma, rede voltada para a marca Honda.

Mas a Valec, voltada para a Renault, surpreendeu. Em menos de dois anos chegava a Sorocaba e, pouco tempo depois a Campinas e, posteriormente, a Valinhos.

“Temos uma ligação muito forte com o setor. Em 1967, fui de São Paulo ao Nordeste com um Gordini”, comenta Edson Luchini, outro integrante da família, referindo-se a um modelo antigo da própria Renault.

Também estiveram no evento Gunther, Dalva, Alexandre, André, Odair e Rose.

A presença dos demais ramos do Grupo Luchini no evento dos 20 anos da Valec, que tem seu foco em Dorival, Luciano e Guilherme, reforça também uma característica de parcela bem-sucedida de uma certa cultura empresarial local. São empresas familiares que unem uma certa tradição histórica (nesse caso, com mais de 70 anos) com as inovações atualizadas da economia nacional e mundial.

Para o gerente de frota Rafael Teixeira, esse ambiente reflete-se também em um atendimento profissionalizado e ao mesmo tempo humanizado nas relações com clientes, colaboradores e fornecedores. “Somos líderes regionais, por exemplo, nos veículos com isenção fiscal para pessoas com deficiência”, afirma.

Outras pessoas presentes, muitas vindas das demais unidades da rede, demonstravam conhecimento de temas desde a volta da Renault para a Fórmula 1 depois de alguns anos apenas como fornecedora de motores até os detalhes cotidianos de Sandero, Duster, Kwid, Stepway, Logan, Oroch, Fluence, Kangoo, Captur, Master Chassi, Master Furgão, Master Minibus e demais modelos.

Com buffet e DJ, a comemoração dos 20 anos da Valec foi equilibrada para garantir a confraternização de sua equipe e ao mesmo tempo festiva para comemorar sua história de trabalho e resultados.

 

Fotos: Lígia Ballas
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Oficina de biscuit e outros cursos nas férias do Maxi

São opções para a garotada e para os adultos no shopping

Kekerê faz flash back para ir esquentando o Carnaval

DJ Bebel comanda as picapes na noite do sábado, um embalo da música negra

“Meu nome é Rádio”

Dr. Didi faz uma homenagem a Ricardo Boechat, neste um ano de sua morte

Pinacoteca expõe trabalho de artista chileno

Manuel Marchant traz um olhar crítico sobre a ordem social e política nas últimas décadas no Chile
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.