LOADING...

Jundiaqui

 Vida corrida? Tem app pra te lembrar até de beber água. E beba!
19 de outubro de 2017

Vida corrida? Tem app pra te lembrar até de beber água. E beba!

Nefrologista de Jundiaí diz que a hidratação é vital para nossa saúde

Até de beber água as pessoas estão esquecendo. Nesse mundo corrido e com todos ligados ao celular, uma boa ideia é usar um aplicativo que te ajude a lembrar da hidratação.

A água corresponde a 75% do peso de uma criança e mais da metade da pessoa na idade adulta. Como qualquer alimento, a quantidade de água necessária por dia é muito variável e depende de vários fatores. Entre eles, estão a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza e, ainda, o clima e a temperatura do ambiente onde vive. O fato é que é necessário beber água o suficiente para manter o corpo hidratado.

A dica é carregar sempre junto no trabalho, na escola, no carro, na academia um squeeze com água. Já fez isso e esqueceu? Dica dois: vai de app.

Os aplicativos tendem a ser a solução para quem já adotou o squeeze e, mesmo assim, não lembra de beber água. Há vários tipos da ferramenta, inclusive gratuita, e que costuma funcionar muito bem já que a maioria das pessoas não desgruda do celular o dia todo. É só escolher o aplicativo e a forma que quer ser avisado que está na hora de se hidratar – por sinal sonoro ou vibratório. Geralmente, o próprio aplicativo, com base em dados informados, como sexo, idade e hábito de vida, calcula a quantidade de água indicada para o usuário.

Para algumas pessoas, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente. Outras precisarão de três ou quatro litros ou mesmo mais, como no caso dos esportistas, explica o nefrologista Flavio Nishimaru (foto abaixo), da clínica Renal Quality, de Jundiaí. “A pessoa deve satisfazer a necessidade do organismo aos primeiros sinais de sede. A ingestão de água deve ser de forma fracionada, várias vezes ao longo do dia”.

Os alimentos também fornecem água ao organismo, principalmente frutas e verduras. Alguns, como chá, suco e refrigerante, possuem grandes proporções de água. Porém, deve se observar o quanto de açúcar ou outros aditivos que fazem mal à saúde essas bebidas contêm. Por isso, o nefrologista frisa que o ideal é que a principal forma de hidratação seja a própria água.

A hidratação correta do corpo é um dos fatores essenciais para ter uma boa saúde e evitar doenças, principalmente as renais, lembra a nefrologista Maria Gabriela Rosa, também da Renal Quality. “Ficar desidratado pode prejudicar o funcionamento dos rins e de vários órgãos importantes ao ser humano. Alguns sinais de que há algo errado são a coloração da urina, mais escura e concentrada, fezes endurecidas e dificuldade na evacuação e até mesmo a textura da pele pode se alterar, ficando ressecada e menos elástica.  Nos casos mais intensos de desidratação a pressão arterial cai e a frequência cárdica sobe”, ressalta.

O Hydro Beba Água é um app para Android e iOS, mas existem outros. Pesquise, instale e não esqueça de se hidratar!

Prev Post

Rudy vai ao São João…

Next Post

Niver do Dori é festa…

post-bars

Leave a Comment