
1952: pasteurização do leite é obrigatória em Jundiaí
Por Vivaldo José Breternitz
Louis Pasteur (1822-1895) descobriu em 1864 que ao aquecer certos alimentos e bebidas acima de 60°C por um determinado tempo e depois baixar bruscamente a temperatura do produto, havia significativa redução do número de micro-organismos.
No final do século XIX, Franz von Soxhlet propôs a aplicação do procedimento da pasteurização para o leite “in natura”, comprovando que o processo era eficaz para a destruição das bactérias existentes neste produto. Esse procedimento mostrou-se fundamental para preservar a saúde dos consumidores.
A “Folha da Manhã” de 6 de março de 1952 noticiava que a medida seria obrigatória em nossa cidade, o que provocou a revolta dos leiteiros de Jundiaí, que procuraram apoio junto ao prefeito e vereadores para o adiamento da medida e outros estudos a respeito; a alegação era de que os custos de pasteurização inviabilizariam os negócios.
Não sabemos quando ocorreu, mas a pasteurização acabou sendo adotada.
Do blog Jundiahy Antiga