LOADING...

Jundiaqui

 Banda São João nasceu para procissões
26 de junho de 2025

Banda São João nasceu para procissões

Por Edu Cerioni –A Sociedade Musical São João Batista chegou a seus 68 anos, ela que já foi chamada de a Banda do Padre porque surgiu para acompanhar as procissões da Igreja de São João Batista, na Ponte São João. Cresceu e se apresentou até na Europa…

Única remanescente das várias bandas formadas na cidade durante o século passado, a Banda São João foi fundada em 24 de junho de 1957, ideia do sacerdote italiano Ângelo Cremonte em parceria com o alfaiate João de Deus Rodrigues, que era músico nas horas de folga.

Oswaldo Bárbaro foi um dos sócios-fundadores, assim como Antonio Mietto, Antonio Ferigatto, o maestro Elias Cavedal e outros moradores da Ponte, que pagavam mensalidade.

Entre 1971 e 1974, a banda parou de tocar por falta de recursos financeiros.

Entre seus presidentes, segundo a “Enciclopédia Cultural de Paula”, aparecem Moisés Thomazi, Paulo Nicodemos de Carvalho, Antonio Hermínio de Souza Junior, Aristides Prado, Moacir Martelo, Rolando Giarola, Caetano José Franchi, João Bandeira, Henrique Jahnel Crispim e José Antônio Ferrarezi.

Além do fundador Elias Cavedal, os maestro que comandaram a Banda São João Batista foram Emígdio Lorencini, Aramando Campagnoli, Geraldo Cecato, Antonio Brunholi Netto, Ernesto Fabiano e Celso Souza e Silva. Nos últimos anos está sob a batuta de Jássen Feliciano (foto acima).

 

Em 1987, a banda gravou seu primeiro disco, com 12 músicas, a maioria de compositores de Jundiaí. O segundo veio em 1995 e com toque sertanejo. Em 2004, gravou “Hinos da Cidade”. São inúmeras apresentações em programas de rádio e TV, além de cerimônias religiosas, militares, inaugurações, bailes e festas. O grande momento foi representar o Brasil no 8º Congresso Bandístico Internacional, quando se apresentou na Piazza Umberto I, em Besana-Brianza, na Itália.

Prev Post

Siciliano, Cia Mechanica, gasogênio e…

Next Post

Tem Jundiaí no jogo dos…

post-bars

Leave a Comment