Jundiaqui
Jundiaqui

Estação Central de Trem é invadida

Jundiaqui
30 de janeiro de 2018
Espaço abandonado sob o viaduto da Torres Neves serve de abrigo para moradores de rua

José Arnaldo de Oliveira

A estação central da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, situada abaixo do Viaduto São João Batista - que liga a Ponte São João ao Centro, pela rua Torres Neves -, está mobilizando moradores nas redes sociais diante da invasão de pessoas para moradia irregular e o estado de abandono ainda maior que as oficinas vizinhas, que já pertencem à municipalidade.

Surgida no ano de 1898, a pequena estação passou em 1950 a formar um conjunto com a construção do Viaduto São João Batista que incluiu duas escadarias helicoidais (em formato de mola) para acesso às plataformas da estação.

A histórica construção, mesmo sendo secundária diante da principal que era a chamada Estação Inglesa, situada na Vila Arens para a anterior Estrada de Ferro São Paulo Railway (Santos-Jundiaí), é uma parte importante da memória ferroviária da cidade e do país.

Em 2001, as oficinas da companhia foram municipalizadas sem incluírem a estação. Durante muito tempo, o prédio da estação e também o da cabine de controle foi relativamente protegido pela presença de “seu” Wilson, que preferia morar ali enquanto aguardava uma sonhada indenização ferroviária, e chegou a contar com apoio de militantes da Associação Jundiaiense de Ferreomodelismo. O local também sempre foi bandeira da Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista.

Em 2009, o projeto do Complexo Viário Osvaldo e Leta Barbaro, o túnel de acesso entre as avenidas União dos Ferroviários e Antonio Frederico Ozanan, desviou os trilhos da plataforma da estação. Mais recentemente, a debilitação de saúde também retirou “seu” Wilson do local e abriu espaço para uma maior deterioração e finalmente a invasão atual.

Veja imagens da visita de uma expedição do Estações Brasileiras em 2012

Veja também imagens de outra expedição do projeto Sinal Verde em 2016

Foto: reprodução Facebook

 

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Ibiza, a ilha da magia, da emoção e da cerveja de 11 euros na balada!

Por Márcio Miguel

Iliana estreia como compositora do Refogado junto com Tom Nando

Dupla apresenta samba do bloco para o Carnaval 2020 no dia 17 de janeiro, no Las Muchachas

Javalis Selvagens x submundo da política

Por Vera Vaia

Chupa que é de Uva ganha bis

Bloco voltou a agitar a segunda no Clube Jundiaiense, ao som do Trio em Transe
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.