LOADING...

Jundiaqui

 “Herói do Arroio de Avaí” está enterrado em Jundiaí
7 de março de 2021

“Herói do Arroio de Avaí” está enterrado em Jundiaí

Por Vivaldo José Breternitz

Carolino Bolivar de Araripe Sucupira nasceu no Ceará e faleceu em nossa cidade a 16 de Fevereiro de 1897, aos 54 anos – seu corpo está sepultado na quadra 30 do Cemitério Nossa Senhora do Desterro, no Centro.

Muito jovem ainda, participou ativamente da Guerra do Paraguai, fazendo parte dos Voluntários da Pátria, criados para lutarem ao lado do Exército e da Marinha. Atingiu o posto de major, tendo atuação destacada em diversas batalhas, como as de Curuzu, Humaitá, Lomas Valentinas e, especialmente, Avaí. Tanto foi assim que passou a ser chamado “Herói do Arroio de Avaí”, tendo inclusive sido criada em São Paulo uma entidade que levava esse nome.

Terminada a guerra, prestou um concurso público, disputando com outras 17 pessoas o “Tabelionato Official” em Jundiaí; aprovado, mudou-se para cá, tendo residido nas imediações da Praça Ruy Barbosa.

Teve atuação destacada em nossa cidade, onde em 1888 foi um dos fundadores da “Sociedade Comemorativa 13 de Maio”, entidade destinada a amparar e promover a integração social dos escravos recém-libertados. Compuseram essa agremiação, entre outros: Eduardo Álvaro de Castro, Bernardino Ferreira de Souza, Francisco de Albuquerque Cavalcanti, Gregório da Cunha Vasconcellos, Francisco de Queiroz Telles, Raphael Rossi, José Florêncio da Silva, Antonio Adriano de Oliveira Lima, Benedicto Philadelpho Castro, João Gomes de Siqueira (foto abaixo).

O Major Sucupira dá nome a uma rua aberta nos anos 1920 para ser o prolongamento da Rua do Rosário, criando mais acessos aos bairros adjacentes. Para isso, foi necessária a demolição da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em 1922, alinhada ao local onde hoje está o Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.

Prev Post

Ser Mulher

Next Post

Havan da 14 é mais…

post-bars

2 thoughts on ““Herói do Arroio de Avaí” está enterrado em Jundiaí

NEY DE ARARIPE SUCUPIRA SUCUPIRAsays:

PREZADO EDITOR
1. NOSSOS CUMPRIMENTOS PELA NOBRE E HONROZA PUBLICAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSO BISAVÔ MAJOR SUCUPIRA.
2. O HERÓI DO AVAÍ , EX-COMANDANTE DE ESCRAVOS ALFOREADOS, REUNIU AMIGOS DA SOCIEDADE DE JUNDIAÍ PARA FUNDAR
A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DE DEFESA DOS NEGROS NO PAÍS, POIS MUITO OS CONSIDERAVA E OS AMAVA PELA CONVIVÊNCIA
DE 5 ANOS NO TEATRO DE OPERAÇÕES DO BRASILI E ALIADOS NO MAIOR CONFLITO BÉLICO DA AMÉRICA LATINA.
3.EM 2016, MANDEI REPRODUZIR RETRATO A ÓLEO DO MEMORÁVEL VOLUNTÁRIO DA PÁTRIA, ADMIRADO POR D.PEDRO II, CONDE D’EU, DUQUE DE CAXIAS, GENERAL OSÓRIO, E OUTROS LÍDERES DA ÉPOCA, O QUAL DOEI E ESTÁ NA SALA DO COMANDANTE DO 2.GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA (GAC), EM JUNDIAÍ.
EM NOME DA FAMÍLIA, AGRADECEMOS A DEFERÊNCIA DA MATERIA PUBLICADA.
NEY DE ARRIPE SUCUPIRA
BISNENTO DO MAJOR SUCUPIRA

Responder
Edu Cerioni e Equipesays:

Que honra termos você como nosso leitor. E viva a memória de Jundiaí!

Responder

Leave a Comment