Olga de Brito deixa saudade
Escritora e professora jundiaiense recebeu medalha da Enciclopédia Brasileira de Literatura
Olga de Brito
Jundiaí *21.9.1932 +18.6.2022
Olga de Brito deixou marcas profundas e importantes na literatura. A dona da Cadeira 19 da Academia de Letras e Artes de Jundiaí, da qual foi fundadora, faleceu no último dia 18, aos 89 anos.
Brilhou como poetisa, escritora e professora. Escreveu até roteiros de radionovelas décadas atrás, quando também cantou no Coral Pio X, outro projeto que ajudou a dar vida. Foi ainda fundadora da hoje desativada Academia Infantil de Letras e presidente da Comissão Municipal de Literatura.
Olguinha formou-se em Pedagogia quando já tinha quarenta anos, isso em 1972. O talento para as letras vinha desde os bancos escolares da Escola Paroquial e Instituto de Educação de Jundiaí,
Logo no primeiro concurso, foi selecionada no Rio de Janeiro ao apresentar uma monografia sobre Duque de Caxias. Foram incontáveis concursos que disputou e muitos os que promoveu, especialmente de poesia.
Foram também muitas as premiações, como a Grã Cruz do Mérito Cultural e o Mérito Juscelino Kubitschek, como se vê na Jundipédia.
Entre os livros que escreveu estão “Amor e Fé” e “Meus Poemas”. Figura em coletâneas como “Mil Poetas Brasileiros” e algumas fora do país, inclusive na Coreia do Sul, além dos EUA e Espanha.
Deixou ainda a letra de um hino, o da Escola Estadual Professor José da Silva Júnior, no Jundiaí-Mirim, musicado por Francisco Pessolano Júnior.
Nas fotos de Edu Cerioni, Olga em 2015, quando da inauguração da Casa Das Letras, que já foi fechada.

One thought on “Olga de Brito deixa saudade”
Foi diretora da escola que eu estudava. Convidou-me a participar da Academia Infantil de Letras de Jundiaí quando eu tinha apenas onze anos de idade. Descanse em paz querida poetisa!