Jundiaqui
Jundiaqui

Casal de Jundiaí completa 2 anos rodando a América do Sul de Kombi

Jundiaqui
18 de novembro de 2019
“Karminha Viajando na Viagem” é o projeto tocado por Piero Garcia e Maíra Magoga

José Arnaldo de Oliveira

Os jundiaienses Piero Garcia e Maíra Magoga estão há dois anos rodando a América do Sul em uma Kombi em seu projeto chamado “Karminha Viajando na Viagem”. A dupla cruzou 18 estados do Brasil antes de pegar os países vizinhos e aqui conta sua história...

"O projeto começou com a compra da Kombi em 3 de fevereiro de 2017, mas era pra viajar e curtir somente aos fins de semana. Mas depois de conhecer viajantes e esse mundo, obrigou-nos a repensar o modo em como estávamos vivendo. Resolvemos que também iríamos sair por aí. E em abril do mesmo ano tudo mudou, iniciando as preparações para a nova e tão desconhecida vida".

Foram seis meses preparando a Kombi, a família, se desligando dos trabalhos. Ele é técnico eletrônico e ela, autônoma. A Kombi Karminha, ano 97, eles mesmos montaram, um pouco por dia. Ela conta com sofá, cama de casal, reserva de água de 70 litros, fogão de duas bocas com forno e gás de 13 kg, placa solar e bateria estacionária para geração e acúmulo de energia, pia, armários etc. Carrega até uma bike.

“Nesse meio tempo precisávamos resolver como viver financeiramente na estrada, e foi o artesanato que escolhemos, testamos e adaptamos antes de cair na estrada. Hoje montamos uma loja na própria Kombi, vendemos pulseiras de macramê, filtros dos sonhos, colares e amigurumi (bichinhos de crochê) além de outras coisas, tudo feito por nós”, conta Piero.

Entregaram a casa que era alugada, venderam todos os móveis e finalmente no dia 28 de outubro de 2017 caíram na estrada. A partir daí foram 18 estados brasileiros, sendo 15 pelo litoral, do Rio Grande do Sul até o Maranhão, mais Tocantins, Goiás, Minas Gerais, até saírem do país.  A dupla passou por Paraguai, Uruguai, Argentina e atualmente cruza o Chile - rumo ao extremo sul do continente, em Ushuaia.

“Esse projeto de vida e viagem é uma experiência que jamais tínhamos sonhado e está sendo muito transformador em nossas vidas, todos os dias aprendemos muito, não temos mais rotina, a cada minuto tudo pode mudar. Conhecemos muitas pessoas, lugares, culturas e por onde passamos somos muito bem tratados e acolhidos. Agora, fora do nosso país, conseguimos ver o Brasil com outros olhos, e temos certeza que é o melhor lugar pra se viver!”, dizem.

Todo o progresso e histórias podem ser acompanhados pelas suas redes sociais, "Karminha Viajando na Viagem" - no Instagram ou no Facebook.

A maior alegria, dizem, é rodar com a Kombi pois sempre estarão em um lugar diferente. E a pior coisa é quando o veículo dá problema - no caso, eles mesmos fazem a manutenção onde for.

Mas o maior desafio atual está sendo financeiro, pois estão agora em um lugar muito remoto no mundo, onde faz muito frio, as cidades muito longe umas das outras. E o maior gasto é com combustível, 70% do total, pois fora do Brasil é mais caro e a Kombi faz mais ou menos 8 km por litro.

“Sempre dormimos na rua, não usamos camping, pousadas ou hotéis e o banho geralmente é em postos ou em casa de pessoas que nos apoiam. Os nossos maiores incentivadores são aqueles que vibram positivamente a cada passo que damos”.

E os planos não param. Eles agora pensam em terminar o desafio do Ushuaia e ir até o Peru, Equador, Colômbia e Bolívia. Mas um passo de cada vez.

A mensagem final deles é que “enfim, desejamos que todos possam viver a vida da melhor maneira, pois só temos uma e passa rápido!”.

 

 
Jundiaqui
Você vai
gostar de

Uma jundiaiense em Halong Bay, uma das 7 Maravilhas da Natureza

Marcela Andrade Gomes nos leva para um passeio que lhe deixou de queixo caído

Grupo Singulari volta ao Polytheama em setembro

Tem também festival de teatro este mês. Veja a programação completa…

Três filmes estreiam na cidade

  São eles: “Emoji – O filme”, “Atômica” e “Dupla explosiva”

Rei Roberto baixa em Arrigo Barnabé no Sesc

“Quero que vá tudo pro inferno!” é o show inédito que chega neste sábado a Jundiaí
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.