
CATEDRAL NOSSA SENHORA DO DESTERRO
A voz do povo, que a elegeu uma das 7 Maravilhas de Jundiaí, foi a voz de Deus
Nossa história está intimamente ligada à da Igreja central, uma união que vem desde a chegada dos primeiros colonizadores a partir de meados de XVII, que logo ergueram uma capelinha. Séculos depois, a Catedral é uma majestosa senhora de incontáveis atrativos entre as 7 Maravilhas de Jundiaí – isso porque a voz do povo, que a elegeu, foi a voz de Deus.
São várias obras ao longo do tempo até a construção da Matriz que passou a Catedral em 1966 e que teve sua última grande reforma concluída em 2000.
Já em 1655 e após quatro anos de obras, foi inaugurada a igreja em taipa de pilão no estilo barroco português e dedicada à Nossa Senhora do Desterro.
Em 1886 e 1891 passou por grandes reformas, em projeto mais imponente, de arquitetura neo-gótica que ainda hoje a caracteriza, apontada ao alto dos céus. Depois ganhou internamente as abóbadas – com ampliações laterais -, conjuntos de vitrais – há inclusive desenho de cachos de uva, algo bem significante para a nossa cidade – e afrescos nas paredes. A chegada de inúmeras famílias italianas só veio reforçar a identidade católica de Jundiaí.
A Catedral revela ainda pinturas, esculturas e outros tantos itens de arte sacra reunidos durante os séculos. Toques europeus de grandeza e delicadeza.
Vieram outras modificações e até ampliação com a Cripta, uma capela subterrânea, onde hoje estão os túmulos com restos mortais dos bispos dom Gabriel Paulino Bueno Couto, dom Roberto Pinarello Almeida e dom Amaury Castanho. Já o bispo Dom Gil Antonio Moreira gosta de dizer que “nossa cidade nasceu sobre uma colina ao redor de uma igreja”. O atual bispo é Dom Vicente Costa. Dom Gabriel, o primeiro, está em processo de beatificação no Vaticano.
LE CAVAILLE COOL
É o órgão de tubos do final do século 18 e importado da França que ainda hoje encanta quem ouve seu som na Catedral.
EM NOME DE DEUS E DOS HOMENS
Certamente eram devotos católicos os primeiros que chegaram aqui, mas também conhecedores das leis. Porque ao erguerem uma capela religiosa, estavam automaticamente assegurando a transformação de simples povoado em Freguesia, condição preliminar para se tornar Vila, com autonomia política e administrativa.
DESTERRADOS
“Madona degli Emigrati”, como é chamada no italiano, Nossa Senhora do Desterro é padroeira dos que foram obrigados a deixar sua terra natal. Não te lembra a saga de Rafael de Oliveira e Patronilha Antunes?
MISSA EM TEMPOS DE COVID-19:
SECRETARIA E LOJINHA:
Endereço: Praça Governador Pedro de Toledo, s/n – Centro
Telefone: (11) 4586-0248 / 4521-2851
E-mail: desterro@terra.com.br
Site: www.catedral.dj.org.br.
UM CLICK HISTÓRICO
Uma fotografia de 1827 é considerada a primeira de Jundiaí, registro feito pelo inglês William John Burchell e, advinhe, em destaque se vê a igreja.