Jundiaqui
Jundiaqui

Serra do Japi, umas das 7 Maravilhas de Jundiaí, em debate de preservação

Jundiaqui
27 de novembro de 2020
JundiAqui fez entrega da placa em homenagem ao patrimônio natural a Vânia Plaza Nunes



Dona de 29 espécies de anfíbios, 19 de répteis, 31 de mamíferos, 216 de aves e 652 de borboletas entre outras tantas que ainda serão catalogadas, agora a Serra do Japi também tem uma placa em sua homenagem. Isso porque esse raro fragmento do remanescente de Mata Atlântica no Interior do Estado de São Paulo foi eleito em pesquisa realizada pelo JundiAqui como uma das 7 Maravilhas de Jundiaí.

A placa em aço inoxidável oferecida pelo JundiAqui e a ACE, parceira na eleição, podem ficar tranquilos que não vai ser fixada em nenhuma das aroeiras, araticuns, perobas, guatambus, jacarandás, ipês, paineiras, patas-de-vaca, cássias, copaíbas, jatobás, guapuruvús, embaúbas, capixiguis, cambarás, andiras, canelas, quaresmeiras ou outras espécies de árvores quaisquer. Vai ficar em exposição na Fundação Serra do Japi, no Santa Clara, em uma parede na entrada.

A pesquisadora Vânia Plaza Nunes recebeu das mãos de Edu Ceroni, editor do JundiAqui, a placa de 7 Maravilhas e lembrou que a Serra do Japi abriga uma fauna e flora bastante diversificadas e que todo tipo de ação em nome de sua preservação é de vital importância. "Todos sempre disseram que a Serra é uma maravilha, agora com placa e tudo mais", lembrou Cerioni.

A placa foi exibida nesta sexta-feira (27) durante a 7ª edição do Seminário do Japi, que este ano teve como tema “Conhecer, entender, defender e preservar”. Devido à pandemia, foi on-line. Se falou de sapos e aranhas, debateu-se os impactos do crescimento da população para o meio ambiente e muito mais. “Conhecer a Serra é essencial para entender sua importância e ressaltar a necessidade de preservação”, explica Vânia.

Localizada entre os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar, a Serra do Japi estende-se por um total de 350 Km². Desse total uma área de 191,7 km² foi tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). A Serra e seus encantos você conhecerá melhor no JundiAqui em Revista, que vem cheio de vida e cores em dezembro.

Jundiaqui
Você vai
gostar de

Petição para vetar peça tem 1.400 nomes. Prefeitura garante exibição

Governo vê manifestações como “infundadas” e garante apresentação na Semana da Diversidade Sexual

Tom Zé, enfim, traz suas “Canções Eróticas de Ninar”

Às vésperas de fazer 82 anos, ele vem ao Sesc com suas mais tenras memórias sobre a descoberta do sexo

É de graça, pra você curtir neste fim de semana

Tem “Chapeuzinho Vermelho”, “Esquenta JundComics” e Alexandre Borges dirigindo monólogo

Maxi tem encontros com o personagem Kai nos finais de semana

Apaixonados por Lego têm muita diversão no shopping até 13 de outubro
Jundiaqui
Artigos assinados não representam a opinião do site. Esse conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seu autor.