LOADING...

Jundiaqui

 Ministério da Saúde diz que verba do Grendacc virá via São Vicente
13 de setembro de 2017

Ministério da Saúde diz que verba do Grendacc virá via São Vicente

Governo Federal vê questão como resolvida; Verci espera por reunião de Miguel Haddad com ministro

Com o título “Atendimento a crianças com câncer no Grendacc está garantido!”, o Ministério da Saúde publicou nota em seu site nesta quarta-feira (13), com o seguinte teor: “A população terá toda a assistência oncológica necessária por meio do SUS na instituição. Os atendimentos serão vinculados ao Hospital São Vicente, que possui habilitação”.

E segue: “O Ministério da Saúde e a prefeitura de Jundiaí fecharam acordo para a continuidade do atendimento do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), durante reunião na tarde desta segunda-feira (11), em Brasília. O atendimento na unidade, que havia solicitado habilitação de oncologia pediátrica, continuará vinculado ao Hospital São Vicente, garantindo assim a assistência aos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Em comum acordo com a presidência do Grendaac e com o município de Jundiaí, responsável pela contratualização desta unidade, decidimos que não haverá interrupção dos serviços de nenhuma forma e que toda a assistência necessária será garantida por meio dos recursos federais que são e que sempre foram enviados ao gestor local, com cobertura integral do que é produzido pela instituição”, destacou o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

O pleito da unidade até então era a habilitação como Serviço de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) pediátrica. No entanto, o estabelecimento possui apenas 16 leitos e essa quantidade não atende aos critérios mínimos previstos pela legislação, que exige ao menos 60 leitos.

São parâmetros necessários para garantir estrutura, segurança e qualidade do paciente, estabelecidos pelo Governo Federal conjuntamente com especialistas e sociedades médicas – inclusive a Sociedade Brasileira de Pediatria.Como o município de Jundiaí conta com o Hospital São Vicente, que apresenta mais de 200 leitos e possui habilitação para o atendimento de oncologia pediátrica, os casos do Grendacc continuarão sendo referenciados para esta instituição, mantendo vinculados os atendimentos e procedimentos que forem necessários.“O hospital não tem estrutura para ter a habilitação e isso foi comprovado após visita técnica do Ministério da Saúde. Não temos o número de leitos necessários, mas isso não vai gerar desassistência. Por mais que o Grendaac ainda não detenha a habilitação, estamos nos comprometendo a garantir todo o atendimento por meio do nosso hospital que é credenciado. Enquanto isso, a entidade vai se reestruturando para adequar todos os parâmetros necessários e fazer um novo pleito no futuro”, finalizou o vice-secretário de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera”.

ESPERANÇA

Antes da divulgação da nota, a presidente do Grendacc, Verci Bútalo, disse que ainda espera pelo credenciamento e que isso voltará a ser tratado nesta quinta-feira (14) em reunião do deputado federal Miguel Haddad com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Verci pede ajuda financeira dos municípios da região que mandam pacientes para cá. A dívida do Grendacc passa de R$ 2 milhões.

 

Prev Post

Crime passional ou suicídio?

Next Post

“Beijaço no Paço” está marcado…

post-bars

Leave a Comment